Uma fina camada de gelo, a voz do jovem Orwell

Uma fina camada de gelo, a voz do jovem Orwell

Hipérion Projeto Teatral

No primeiro apêndice a Homenagem à Catalunha, logo na entrada, George Orwell respondia a quem eventualmente lhe perguntasse porque se alistara na milícia POUM durante a guerra civil espanhola: – Para lutar contra o fascismo, a favor da simples decência. E todavia, passadas oito décadas, continuamos a combater os mesmos fantasmas do totalitarismo!

Orwell viveu as duas Guerras Mundiais, compreendeu os apêndices burocráticos, rígidos, de estados militarizados – o estalinismo e o nazismo. Esteve presente na Guerra Civil de Espanha, onde combateu contra o fascismo de Franco. Conheceu a educação rigorosa dos colégios de elite de que foi aluno, recebendo uma preparação musculada de defesa ao Império Britânico, por onde passou como polícia em serviço na colónia inglesa da Birmânia. Trabalho que imediatamente repudiou, posicionando depois o seu interesse político no ideário socialista.

Com um estilo considerado simples, por vezes coloquial, Orwell estabeleceu uma evidente empatia com os seus leitores, deixando no sentido geral dos seus textos uma responsabilidade histórica para quem os lê hoje, apelando a uma participação cívica, politicamente ativa e comprometida.

É justamente esta responsabilidade intelectual, esta vontade de decência ética, que designamos como pedra de toque para este projeto – a decisão de Orwell em pugnar por regimes sociais democratas, visando a essa luz uma organização política das sociedades ocidentais.

Centramos os eixos do nosso trabalho na obra deste escritor, revisitando, assim, os contornos da história contemporânea nas suas manifestações ideológicas, sociais e políticas; construímos um espetáculo de narrativa descontinua, com palavras e silêncios organizado.

Texto GEORGE ORWELL
Direção MÁRIO TRIGO, com JAIME ROCHA
Dramaturgia JAIME ROCHA e MÁRIO TRIGO
Leitura ANA FREITAS, FILIPE ARAÚJO, INÊS FERREIRA DA SILVA, MIGUEL COUTINHO e VICTHOR BÖRRÉN DIAS
Produção JOANA FERREIRA e DANIELA SAMPAIO

TEATRO - LEITURA ENCENADA

OUT 02 e 21

SEX e QUA – 21H30

SALA DE CINEMA

2€ [PREÇO ÚNICO]

M/14

PARTILHAR