Pinóquio

PINÓQUIO - DA RAIZ AO NARIZ

Pinóquio é um menino de madeira construído por Gepeto a partir de um tronco com vida oferecido por mestre Cereja. Tem bom coração, mas não gosta de escola e prefere divertir-se. É ingénuo e deixa-se enganar com muita facilidade, metendo-se em problemas. Para não desiludir o pai, mente e o seu nariz cresce, cresce, cresce… De confusão em confusão, depois de muitas peripécias e mentiras, como acabará esta história?
“As Aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi, inspiraram o encenador Claudio Hochman para a adaptação da obra original, procurando resgatar a história que ao longo dos anos se foi perdendo. Esta versão retoma a verdade da história, mantendo os vários ingredientes que a compõem. Interessado pela temática da relação pai-filho, Hochman procura transmitir uma ideia de construção da criança na relação com todos que a rodeiam. Neste espetáculo, o único personagem de carne e osso é Mestre Cereja, interpretado por F. Pedro Oliveira. É ele quem conta a história a partir da sua casa-oficina, espaço onde vai construindo e descobrindo múltiplas personagens, envolto num mundo mágico de manipulação de objetos, marionetas e sombras. Um mundo onde reina a imaginação e que Claudio Hochman tem vindo a explorar ao longo de vários anos de trabalho com muitas companhias espanholas e mexicanas especializadas em teatro de marionetes. O cenário e a maioria dos adereços são feitos a partir de desperdícios de madeira, com o objetivo de dar vida ao “lixo” através da reutilização. Este objetivo será partilhado de uma forma mais prática na Oficina de construção de objetos em madeira (aos domingos, a partir de 7 de novembro). Orientada pelo ator F. Pedro Oliveira, que tem experiência na arte da marcenaria, esta oficina promove mais um momento de aproximação entre pais e filhos.

Dramaturgia CLAUDIO HOCHMAN
Interpretação F. PEDRO OLIVEIRA
Operação Luz e Som NUNO BARROCA
Cenografia, Adereços, Figurinos e Manipulação RUI MECHA
Composição Musical e Sonoplastia ARIEL RODRIGUEZ
Fotografia CAROLINA COUTO
Vídeo JOANA LOURENÇO
Design NICOLÁS FABIAN
Assessoria de Imprensa LEVINA VALENTIM
Produção Executiva SOFIA DUARTE
Assistente de produção RITA CAMPIÃ

Claudio Hochman
Autor, encenador e docente. Entre os anos 1983 e 2001 desenvolve trabalho na Argentina, onde encena textos próprios e adapta clássicos de Shakespeare, Molière, Rostand, Brecht, entre outros. A partir de 1997 encena, publica e dá aulas em Lisboa, cidade onde mora desde 2001. Trabalha no Teatro Nacional D. Maria II, no Teatro da Trindade, no Teatro de Carnide, entre outros. Desde 2009 encena, no Teatro Aveirense, óperas de Mozart, Haendel, Offenbach, Rossini, Bizet. Encena os musicais “O Violino no Telhado”, “Os Sonhos de Einstein”, “O Último Tango de Fermat”, “Josefina”, “Fungagá”, “Nham Nham” e “Os Produtores”, entre outros. Trabalha com as companhias teatrais espanholas Teloncillo e Eureka, e com as companhias de teatro de objetos de Fernán Cardama, La Canela Teatro, Teatro Silfo e El Retablo, entre outras. Recebeu prémios pelas suas encenações e as suas peças foram representadas em diferentes partes do mundo. Publicou “Pássaro que Voa”, “Saudade”, “Famílias Destrambelhadas”, “Mulheres Nascidas de um Nome”, “Ilhas”, “Homens sem Nome”, “Gémeos” e, recentemente, “A Banda dos Animais”, em parceria com sua filha.

ESPETÁCULO COMPLEMENTADO POR OFICINA

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE MADEIRA

por F. Pedro Oliveira
NOV O7 a 28

VER MAIS

TEATRO | COM A ESCOLA | EM FAMÍLIA

2O21 | OUT 21 a NOV 28*
TER – 1OH3O
QUI  14H3O
SÁB – 16HOO
DOM – 11HOO
SALA EXPERIMENTAL

2O21 | DEZ O1
QUA   11HOO e 16HOO
AUDITÓRIO

8€ [ADULTO] | 6€ [CRIANÇAS E ESCOLAS] | DESCONTOS APLICÁVEIS 

6O MINUTOS

M/6

*Excecionalmente, o espetáculo de sábado, dia 6 de novembro, realiza-se às 15hOO.

PARTILHAR