FUNCTION OU A FUNÇÃO
Projecto Ruínas
Dividido em três partes, “Function ou a Função” retrata o universo de três personagens que se transformam gradualmente em monstros. Primeira parte: um homem trabalha num pequeno escritório ou departamento onde desempenha uma função inútil qualquer, daquelas que os novos tempos tornaram obsoleta. Uma noite, durante o turno, o funcionário adormece. Quando acorda está transformado num monstro. Fica assustado e profundamente envergonhado. Os colegas reparam, mas não estranham. O tempo passa e a transformação torna-se permanente. A segunda e terceira parte retratam o mesmo fenómeno em personagens diferentes. A ideia principal do projeto anda à volta das ideias de transformação e requalificação de pessoas que se tornam obsoletas para a função que desempenham na sociedade. São três testemunhos de pessoas que necessitam de um upgrade. As implicações que esse processo de mutação tem em cada uma das personagens é refletida por meios absurdos em figuras monstruosas que lutam para se manterem humanas.
Conceção e Encenação FRANCISCO CAMPOS
Cocriação e Interpretação CATARINA CAETANO, FRANCISCO CAMPOS E MIGUEL ANTUNES
Desenho de Luz PAULO VARGUES
Ambiente Sonoro JOÃO BASTOS
Figurinos ANDREIA ROCHA
Registo e Edição RODOLFO PIMENTA
Fotografia de Cena INÊS SAMBAS
Grafismo MIGUEL ROCHA
Produção CATARINA CAETANO E INÊS ABRUNHOSA / PROJECTO RUÍNAS
Financiamento MC – DIREÇÃO GERAL DAS ARTES, MUNICÍPIO DE MONTEMOR-O-NOVO
Apoios OFICINAS DO CONVENTO, CAPA DEVIR, LARGO RESIDÊNCIAS, TEATRO IBÉRICO, INESTÉTICA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE NOVAS IDEIAS, TEATROMOSCA, CENTRO CULTURAL MALAPOSTA, TEATRO DA TRINDADE
Projecto Ruínas é uma estrutura de criação teatral, sediada em Montemor-o-Novo desde 2000, que conta com um património que ultrapassa as 30 produções originais. A principal atividade do Ruínas é a criação de espetáculos teatrais assentes na originalidade dos textos, da contemporaneidade das propostas, no trabalho artístico dos atores e criativos, com ênfase na eficácia e economia na comunicação desse trabalho. Investe também na edição, formação e trabalho com a comunidade e a programação, nomeadamente do festival Noites Curtas.
TEATRO
2O21 | DEZ 15 a 18
QUA A SÁB – 21HOO
AUDITÓRIO
1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS
6O MINUTOS
M/14
PARTILHAR