FRUTOSCÓPIO

FRUTOSCÓPIO

António Jorge Gonçalves e Paula Delecave

Será um microscópio? Ou um periscópio? É um frutoscópio!
De onde é que a fruta vem? No que se pode transformar?
Um espetáculo que é uma aventura frutológica, de formas, cores e mistérios.
Uma brincadeira de cientista com cascas, polpas, sementes e folhagens.
Do diálogo luminoso entre dois retroprojetores – acompanhado de músicas com cadência frutada – a uma atividade para todos, reinventando as frutas favoritas.

Após o espetáculo será realizada uma atividade onde se propõe às crianças a criação de personagens (caras) utilizando peças de fruta, previamente lavadas e cortadas, folhas de árvores frutíferas, sementes e cascas, aliadas ao desenho sobre papel de cenário. As frutas podem ser consumidas durante a atividade.

Criação e Performance nos Retroprojetores ANTÓNIO JORGE GONÇALVES E PAULA DELECAVE

ANTÓNIO JORGE GONÇALVES nasceu em Lisboa, licenciou-se em Design de Comunicação e fez Mestrado em Theatre Design. É autor de novelas gráficas, pelas quais foi premiado no Festival Internacional de BD da Amadora. Tem colaborado com escritores – Nuno Artur Silva, Rui Zink ou Ondjaki – na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma inovadora. Fez direção visual em peças de teatro. Com o Desenho Digital em Tempo Real e a manipulação de objetos em Retroprojetor tem criado diversos espetáculos com músicos, atores e bailarinos em Portugal, França, Alemanha, EUA, Japão e Itália. Com o projeto “Subway Life” percorreu o mundo desenhando pessoas no Metro. Publica semanalmente cartoon político nas páginas do Inimigo Público (jornal Público), tendo sido distinguido no World Press Cartoon e visto os seus desenhos serem publicados no Le Monde, Courrier Internacional e em coletâneas internacionais. Foi distinguido em 2O14 com o Prémio Nacional de Ilustração (DGLAB) pela obra “Uma Escuridão Bonita” (com Ondjaki). Foi docente no IADE, na RESTART e na Universidade Nova de Lisboa. Integrou o projeto pedagógico “1Ox1O” da Fundação Calouste Gulbenkian.

PAULA DELECAVE nasceu no Rio de Janeiro. É designer, ilustradora e atriz. Como ilustradora utiliza a colagem como linguagem e ilustrou os livros “O Avô tem uma borracha na cabeça”, “Que aventura ser Matilde” (parcerias com Rui Zink), editados em Portugal, e “Quando João ficou sem palavras”, de Ana Helena Rotta Soares e “Que bicho eu sou? Que som eu faço?” no Rio de Janeiro. Formada em Teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro, em 1997. Foi atriz, cenógrafa e assistente de direção em performances no Rio, São Paulo e Lisboa. Em Lisboa, desenvolve parceria com António Jorge Gonçalves na conceção plástica do espetáculo “O Convidador de Pirilampos”. Recentemente, a sua exposição de colagens “Eu vim de lá – colagens de memórias”, onde junta a colagem e o tema das memórias, circulou por várias cidades portuguesas. O seu trabalho na exposição “Favelité” (Ano do Brasil na França 2OO5) – mostra panorama sobre a favela na estação RER Luxembourg (Paris) – ganhou uma menção honrosa pela Associação de Designers Gráficos do Brasil, Bienal de Design Gráfico (2OO8). Concluiu, em 2O17, a pós-graduação em livro infantil da Pontifícia Universidade Católica de Lisboa.

©Fotografia NUNO NEVES

TEATRO | ESCOLAS | FAMÍLIAS

2O23 | NOV O1 a O3 e O5

QUA – 16HOO
QUI e SEX – 1OH3O [SESSÕES ESCOLARES]
DOM – 11HOO e 15HOO 

SALA EXPERIMENTAL

6 [CRIANÇA] 8€ [ADULTO] | DESCONTOS APLICÁVEIS

4O MINUTOS [2O MIN espetáculo + 2O MIN atividade]

M/O5

PARTILHAR