Fardo

FARDO

Peripécia Teatro

As máscaras de madeira do Carnaval de Lazarim são o ponto de partida da conceção deste espetáculo. A criação assenta no jogo teatral da máscara, também ele ancestral, e originário nos ritos mais primitivos da humanidade e dos rituais parateatrais, que permite construir um espetáculo de caráter tremendamente poético e universal. As máscaras são exploradas como elementos quase mágicos, que parecem fazer-nos encontrar, debaixo do húmus da nossa cultura, a semente de um imaginário ancestral e vibrante que parece germinar no corpo dos homens que as envergam e desabrocham nas suas cabeças, de forma espontânea e surpreendente.

FARDO é uma criação de Inverno – A estação da morte. A estação do sono. Onde se sonham outras vidas. No princípio nada mexe, tudo dorme. Tudo morto… Ou tudo sonha: É Inverno. Fardos de palha, árvores secas, lenha, máscaras. Tudo em letargo, à espera da vida. Morrem aldeias. Morrem aqueles que ficam nelas. Mas antes, dormem e sonham. FARDO é um ritual de Inverno. Um Entrudo feito sonho. Um ritual de passagem entre o sonho e o térreo, entre a vida e a morte, entre o nada e o riso, que espera o despertar de uma Primavera. Um sonho reparador onde se reúnem forças para um novo ciclo. Um ciclo de melhores colheitas. Um ciclo mais justo. Um ciclo mais perfeito.

Criação: ÁNGEL FRAGUA, NOELIA DOMÍNGUEZ e SÉRGIO AGOSTINHO
Cocriação e Direção: HERNAN GENÉ
Assistência à Direção: NOELIA DOMÍNGUEZ
Iluminação: PEDRO CABRAL
Produção Executiva: SARA CASAL e MARA CORREIA
Interpretação: ÁNGEL FRAGUA e SÉRGIO AGOSTINHO

A Peripécia Teatro é uma companhia transnacional, sedeada em Portugal, na cidade de Vila Real, fundada em 2004 por dois atores espanhóis e um português – Noelia Domínguez, Ángel Fragua e Sérgio Agostinho. Propõe a criação de espetáculos de autoria original que assentam num trabalho de grande disciplina e rigor ao nível da interpretação do ator e que, a par dos textos, desenvolve uma intensa componente física e visual de modo a conseguir uma linguagem cénica atraente e universal.

TEATRO

ABR 10 e 11

SÁB – 16H3O
DOM  11HOO

AUDITÓRIO

8€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

60 MINUTOS

M/12

PARTILHAR