Da plateia para o palco

DA PLATEIA PARA O PALCO

Opsis em Metamorphose

Num duelo carinhoso com o público, a Frente Casa dá voz à ação. Um espetáculo onde o espectador é confrontado com as suas próprias ações e com os pensamentos de quem o conduz e assiste todas as noites. Uma Frente Casa. Uma entre tantas outras. Uma que sonha com as ínfimas possibilidades de cada noite. Uma que procura surpreender-se todos os dias com cada espetáculo. Sentada numa qualquer plateia de um qualquer teatro. Declama Shakespeare enquanto espera pelos primeiros espectadores, decora falas de outros autores, dá passos de dança, imaginando o Lago dos Cisnes ou lê a programação. Espera muito, ela, pelo início dos espetáculos, pelas pessoas, pelo fim dos espetáculos, pelas pessoas. Por hoje é tudo, não tem mais público no teatro. Um olhar sobre as reações, as vontades e os contratempos de quem assiste aos movimentos do seu público. Uma observação peculiar sobre a plateia e as pessoas que a ocupam, ao invés do que acontece em palco. Trazer da plateia para o palco todas as situações embaraçosas, os pensamentos de quem acompanha o espectador ao seu lugar, as alucinações de quem chega atrasado para ver um espetáculo e as preocupações constantes com o que pode acontecer com um sem número de pessoas é o que dá forma a esta criação.

Criação OPSIS EM METAMORPHOSE
Direção Artística e Texto MARIA ABRANTES ALVES
Consultoria Artística CARLOS ALVES e MARGARIDA ABRANTES
Interpretação CARLOS ALVES, MADALENA FLORES, MARIA ABRANTES ALVES Vídeo (Interpretação) ANA RITA SANTOS, EMANUEL BRILHANTE DIAS e JOANA PINTO
Música ao Vivo DIOGO CORREIA
Desenho de Luz
MANUEL ABRANTES
Operação de Luz ANTÓNIO VILAR
Produção e Comunicação JOANA RODRIGUES e MARIA ABRANTES ALVES
Fotografia DANNIE
Vídeo ANA MONTEIRO
Curta-metragem MAFALDA THEIAS
Designer Gráfico DANIELA ALVES
Colaboração (Open-call) MANU, RAQUEL COELHO, RITA VILARIÇO MARÇAL, SANDRA SEIXAS, SUSANA GONÇALVES
Apoio à Criação e Residência Artística
METAMORPHOSE – CENTRO DE DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA
Apoios DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA DO ALENTEJO, CÂMARA MUNICIPAL DE MORA E JUNTA DE FREGUESIA DE CABEÇÃO

OPEN CALL
Esta Open Call tem como objetivo selecionar espetadores, entusiastas pelo teatro, com o intuito de integrarem o espetáculo “Da Plateia para o palco”, uma criação Opsis em Metamorphose, com estreia no Centro Cultural da Malaposta, a acontecer entre os dias 9 e 12 de fevereiro, às 21h00, e 13 de fevereiro, às 16h30.
Ensaios
Dia 1, 2, 5 e 6 de fevereiro – entre as 2Oh3O e as 23h3O
Dia 8 de fevereiro  – entre as 2Oh3O e as 24hOO
Formulário de inscrição

OPSIS EM METAMORPHOSE 
É um projeto de teatro para todos, como arte da vida, como produção do simbólico, feita pelo corpo vivo a ser visto e ouvido em direto, no espaço e no tempo. Teatro como forma de expressão artística e, simultaneamente, como meio de comunicação e divertimento, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social, assim como importante fator pedagógico e formativo. Fundado em outubro de 1998, com sede em Cabeção, tem como grande finalidade produzir algo de belo, baseado nas formas verbais e não verbais e na manifestação do pensamento, falado ou escrito, através da observação, perceção, crítica, imaginação criadora e execução artística. 

©Fotografia DANNIE

TEATRO

2O22 | FEV O9 a 13

QUA a SÁB – 21HOO
DOM – 16H3O

CAFÉ-TEATRO

1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

80 MIN

M/12

PARTILHAR