Australopiteco

AUSTRALOPITECO

Universo Paralelo

O que é ser diferente e como reagimos perante a diferença? 
Quatro crianças encontram-se num parque infantil e confrontam-se com as suas semelhanças e diferenças. Integrando dinâmicas de grupo e tensão entre pares, aprendem a lidar com os conflitos de uma vivência conjunta. É através de brincadeiras e jogos que descobrem a relação com o outro e com o exterior, enquanto se desafiam a encontrar o Mundo Perfeito. Mas… será que ele existe? 
Australopiteco é um espetáculo de Teatro para a Infância que pretende promover a reflexão sobre as questões da diferença. A narrativa intercala realidade e ficção, histórias reais com episódios do imaginário infantil. 

Encenação e Texto ADRIANA MELO
Curadoria de Texto ALICE VIEIRA
Interpretação BEATRIZ BRITO, CLARA FRANCO, DAVID TEIXEIRA E MAGNUM SOARES
Cenografia e Figurinos RITA CAPELO
Construção da Cenografia JORGE AGUIAR
Música Original STEVEN GILLON [COMPOSITOR] E JOÃO ALVES [COCOMPOSITOR]
Desenho de Luz LUÍS MOREIRA
Técnico de Som ANTÓNIO BRAGANÇA
Apoio ao Movimento DIANA NIEPCE
Apoio à Dramaturgia na Vertente de Psicologia MATILDE SOARES
Montagem do Cenário DANIELA CARDANTE
Apoio à Montagem RITA CAPELO
Produção INÊS AFONSO / UNIVERSO PARALELO
Coprodução MUSEU DA MARIONETA / EGEAC
Parceiro ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE LISBOA
Apoio à Residência Artística BREAK A LEG ASSOCIAÇÃO CULTURAL, CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA, COMPANHIA OLGA RORIZ, DEVIR/CAPA E PRODUÇÕES REAL PELÁGIO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Apoios A LEIRIENSE – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, FÁBRICA DE ÓCULOS DO CACÉM E DO CHIADO
Projeto Financiado por REPÚBLICA PORTUGUESA – DIREÇÃO GERAL DAS ARTES

ADRIANA MELO nasceu em 1997, em Mafra. Fez o Curso de Artes do Espetáculo na Escola Profissional de Teatro de Cascais, a Licenciatura em Teatro – ramo Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema, Erasmus no Mestrado “Actor and Performer Training”, na Rose Burford College, em Londres, participou num programa pedagógico para estudantes de teatro inserido no festival F.I.N.D.+, em Berlim, e integra a Pós-Graduação Artes da Escrita na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou com Carlos Avilez, Luís Miguel Cintra, Alexandra Battaglia, Jean Paul Bucchieri, Ana Borralho e João Galante, Laurinda Chiungue, Rodrigo Francisco e Miguel Linares. A sua primeira criação, “GET OUT OF THE CLOSET!”, foi selecionada para a Mostra de Jovens Criadores 2018. A cocriação com Magnum Soares, uma obra de stop motion, “Obrigada. – Manifesto sobre a Liberdade!”, integrou as Comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal de Setúbal de 2020. No mesmo ano, cocriou, com Magnum Soares, um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado “A Caravela Desconhecida”. Assina a encenação e o texto de “Australopiteco”, um espetáculo de Teatro para a Infância que explora as questões das diferenças. Sente que só como criadora é que consegue encontrar a sua verdadeira voz artística e ser interventiva em termos sociais e políticos. 

MAGNUM SOARES nasceu em 1996, em Minas Gerais – Brasil. Iniciou-se em Belas Artes com a orientação do Mestre Elias Layon (2012). Formado em Dança pela Escola de Bailados de Mariana. Formado em Teatro de Marionetas pelo mestre argentino Catin Nardi na Companhia Navegante, onde trabalhou em espetáculos e intervenções de rua. Concluiu o curso de Dança-Teatro FOR DANCE THEATER na Companhia Olga Roriz (2018). Desde 2018 é bailarino na Companhia Nome Próprio no espetáculo “Margem” do coreógrafo Victor Hugo Pontes. Em 2019 integrou o elenco do espetáculo “A Laura quer!” e em 2022 do espetáculo “Concerto n.º 1 para Laura”, de Francisco Camacho e Sílvia Real. É intérprete no projeto “Pequenos Poemas do Agora – Lá Fora”, de Marina Nabais. (2020/22) e no espetáculo “BRASA”, de Tiago Cadete (2021). Em 2020 cocriou, com Adriana Melo, um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado “A Caravela Desconhecida”. No seu percurso artístico conta com colaborações com outros criadores, como Marta Jardim, Olga Roriz, Leonor Barata e Miguel Linares e Guto Martins. 

BEATRIZ BRITO nasceu em 1996, em Torres Novas. Começou o seu percurso como artista em Teatro no Projeto PANOS (Culturgest), em Dança Clássica e Contemporânea na Escola Helena Azevedo e em Música na Escola Choral Phydellius. Estudou um ano na Universidade de Évora – curso de Teatro. Fez a Licenciatura em Teatro – Ramo Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fez Erasmus na Academy of Performing Arts em Praga – Faculdade DAMU, onde estudou Artes Circenses (malabares, trapézio e tecidos) e no qual surgiu a sua primeira criação, “Something Nameless”. Trabalhou com João Grosso, Ana Tamen, Suzana Branco, Hugo Gama, Beatriz Cantinho, Ricardo Neves-Neves e Tânia Carvalho. Cocriou o espetáculo Quetzal, juntamente com Jéssica Brandão, tendo como parceiro institucional o Ministério da Cultura. Integrou a primeira criação de Adriana Melo, “GET OUT OF THE CLOSET!”, selecionada para a Mostra de Jovens Criadores 2018 e reposta na Mostra de Teatro da Amadora, em 2019. 

CLARA FRANCO nasceu em 1998, no Funchal. Fez o Curso Profissional de Teatro no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, e a Licenciatura em Teatro na Universidade de Évora. Realizou um estágio no Teatro Experimental do Funchal, com direção de Eduardo Luiz. No seu percurso destacam-se os nomes de Filipe Luz, Diogo Correia Pinto, Eduardo Luiz, Carla Moniz, Ana Tamen, Ana Luena, Telma João Santos, João Lagarto, Pedro Paulo Alves Pereria, Ana Mira, Marcos Santos, Joana Manuel e Inês Nogueira. Atualmente é finalista do mestrado em Teatro da Escola de Artes da Universidade de Évora, no âmbito do qual se encontra a estagiar com João Garcia Miguel como assistente de encenação. 

DAVID TEIXEIRA nasceu em 1997, em Vancouver – Canadá. É Técnico Especializado em Intervenção Sociocultural e Desportiva, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Instituto Politécnico de Leiria), e estudante do 2º ano da Licenciatura em “Teatro” na Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha. Fez formação com Lídia Franco e Cecília Sousa Piscarreta, onde trabalhou sobre as ferramentas do Psicodrama e o Método de Lee Strasberg. Concluiu o curso de Stand-Up Comedy da Bang Produções. Fez uma participação especial na apresentação “A que horas passará o autocarro?“, do curso de “Teatro para o Desenvolvimento Pessoal”, encenado por Carolina Santarino. 

UNIVERSO PARALELO é uma estrutura multidisciplinar e multicultural dedicada à criação e difusão de obras originais de teatro e dança, com direção artística de Adriana Melo e Magnum Soares. Através de uma dramaturgia autoral, pretende explorar temas universais e contemporâneos que promovam a reflexão sobre problemáticas inerentes à nossa existência, enaltecendo o que nos une e elogiando a diferença. Procura desenvolver uma linguagem artística que seja acessível a tod_s.  A sua primeira criação, “A Caravela Desconhecida”, um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas para todo o público, a partir da obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, com encenação e interpretação desta dupla de artistas, foi apoiada pelo Ministério da Cultura e estreou em agosto de 2020 no Festival Afonso Lopes Vieira, esteve em cena no Festival Marionetas ao Centro e encontra-se em digressão nacional. Em 2021, segue-se “Australopiteco”, um espetáculo de Teatro para a Infância, com encenação e texto de Adriana Melo, que explora as questões da diferença, coproduzido pelo Museu da Marioneta / EGEAC e financiado pela República Portuguesa – Direção Geral das Artes. Em 2022, ocorre a estreia de duas novas criações: “Raízes”, um solo de Dança Contemporânea, com direção artística e interpretação de Magnum Soares e o espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas “Augusto e Benjamim à procura da Terra do Nunca”, com assinatura de Adriana Melo e Magnum Soares, ambos financiados pela República Portuguesa – Ministério da Cultura.

 
©Fotografia HELENA MELO

TEATRO | EM FAMÍLIA

2O22 | MAI 28 e 29

SÁB – 16HOO
DOM – 11HOO

SALA EXPERIMENTAL

8€ [ADULTO] | 6€ [CRIANÇA] | DESCONTOS APLICÁVEIS

5O MINUTOS

M/O6

PARTILHAR