SEM TITULO – PELE NOMADA – RES

SEM TÍTULO
[A PELE NÓMADA]

Bárbara Cordeiro e Nicole Gomes

Bárbara Cordeiro e Nicole Gomes investigam os conceitos de ausência, vestígio e rasto. Pretendem observar e mapear a gestualidade entre corpos enquanto se relacionam com uma tarefa partilhada. Que forças sustentam algo em constante negociação? Como podemos preencher a ausência com uma gestualidade “ressignificada” continuamente? Como subverter as lógicas de relação de reciprocidade para campos mais imaginativos? Esta pesquisa debruça-se sobre o questionamento do campo do invisível, da memória de algo presente, mas indetectável ao olho, enfatizando forças que operam, mas não se veem à priori. 

Nesta residência investigam a possibilidade de criação de gestualidades com a dramaturgia de uma ausência, deixando que esta lhes convoque signos e imagens que formam uma partitura coreográfica. Um gesto que informa um signo, um signo que informa uma coreografia, uma coreografia que informa uma imagem, sempre tendo como base a subtileza como força matriz de transformação e as mudanças sensíveis e graduais como prática.

Criação e Performance: BÁRBARA CORDEIRO E NICOLE GOMES

BÁRBARA CORDEIRO nasceu em Coimbra, Portugal. Trabalha em artes performativas, entre interpretação, criação, produção, modelo vivo e ensino. Recentemente fez parte do PACAP5, com curadoria de João Fiadeiro, Márcia Lança, Daniel Pizamiglio e Carolina Campos. Faz parte do coletivo UM CAVALO DISSE MAMÃE, e no último ano colaborou com diversos artistas como Nicole Gomes, Katinka Wissing, Roberto Dagô, Marta Jardim, Magnum Soares e Sijben Rosa.

NICOLE GOMES é brasileira. É performer, bailarina, atriz e professora. Atua no campo das artes performativas, realizando projetos voltados sobretudo para a relação e fricção entre corpo, matéria e espaço. Licenciada em dança e teatro. Atualmente reside em Lisboa onde participou no PACAP5, e é performer criadora no Palácio do Grilo.

©Fotografia ALINE BELFORT

RESIDÊNCIA

2O23 | JAN 24 a 27

LOCAL A DEFINIR

Residência artística não aberta ao público

PARTILHAR