QUIETO PARADO
Pietro Barilli
O projeto “Quieto Parado“, idealizado por Pietro Barilli, nasceu em Portugal como um solo de 24 minutos elaborado como um projeto de final de curso do INAC. É agora apresentado como um trabalho em desenvolvimento, com a intenção de ser integrado e enriquecido para se tornar numa performance de cerca de 5O minutos, que vivencia o encontro entre técnicas circenses de corda macia, dança e teatro.
A peça mostra uma personagem tragicómica que luta com as contradições do tão cobiçado equilíbrio: a busca angustiada do balanço dinâmico, físico e mental, levá-lo-ão à loucura.
O virtuosismo no slackline e a marcha forte do gesto irão capturar o espectador através de um crescendo emocional que o levará à identificação com o protagonista consumido por contrastes, deixando-o com a respiração suspensa.
Encenação JORGE LIX
Criação, Interpretação e Cenografia PIETRO BARILLI
Desenho Luz RAFAEL FRANÇA
Designer ANDREA RIVA
Apoio INAC – INSTITUTO NACIONAL DAS ARTES DO CIRCO
PIETRO BARILLI nasceu a 2O de junho de 1996, em Verbania (IT). Começou a sua formação nas áreas de novo circo e teatro contemporâneo, inscrevendo-se em 2O17 na CAU – Escuela International de Circo y Teatro, em Granada, onde, durante dois anos, teve a oportunidade de expandir o seu universo artístico e melhorar a sua técnica com corda bamba e slackline. Em 2O19 ganha um prémio pelo seu desempenho no festival CUPULA em Arcozelo (PT), para o qual foi convidado a participar no último ano de formação no INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, em Famalicão. Neste festival apresenta pela primeira vez o seu projeto de final de curso, o espetáculo “Quieto Parado”. Em 2O21 começou a trabalhar como intérprete, encenador e criador, através da companhia do INAC, no espetáculo “Mostrar Variações”.
© Fotografia MARTA MÁRQUEZ ou UP – CIRCO & ARTES PERFORMATIVAS