OVER OUR HEADS

OVER OUR HEADS

Marta Cerqueira 

“’Over our Heads’ é uma peça em formato de Instalação, cujos aspetos coreográficos e participativos estão em destaque, refletindo o meu interesse crescente no potencial expressivo do movimento do público em interação com o meio ambiente criado pela obra.

Escolhi o verbo “Brincar” como área temática, olhado como premissa fundamental do processo de aprendizagem e descoberta em todos os mamíferos.

É o ato de brincar que nos aparece como ‘neblina de coisas’ que nos passam pela cabeça. ‘Over our Heads’, aposta num lugar de convívio que se quer experimentado e modelado pelo visitante que brinca e inventa mais.

Esta residência artística pretende trabalhar as possibilidades, descobrir regras de jogo, transformadas em ‘ferramentas coreográficas’ a desenvolver.

Esta peça em processo de criação, está repleta das influências e intensidade das artes performativas, mas procura modelos de ação menos apoiados na presença do performer ao vivo, devolvendo ao público uma dimensão de participação mais ativa, na medida em que este pode interferir com a obra tacitamente.

Over our Heads’ abre-se a um campo expandido da Dança, dando expressão aos desejos de diversificação da minha prática profissional como bailarina e coreógrafa. Por um lado, criando formas de refletir a minha experiência como intérprete nos últimos 20 anos, pelo outro dando continuidade às práticas de direção e criação artística enraizadas na dança contemporânea, com extensões interdisciplinares que resultam do meu fascínio de longa data pelas artes visuais.” [Marta Cerqueira]

Criação MARTA CERQUEIRA
Design de Som TIAGO CERQUEIRA
Desenho de Luz ANATOL WASCHKE
Apoios BOLSA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL E FUNDAÇÃO GDA

“Over our Heads” é um projeto financiado pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes

MARTA CERQUEIRA é formada pelo Conservatório Nacional de Dança de Lisboa/2001. Como bolseira do IPAE prossegue estudos especializados em dança em Nova Iorque, segue-se Berlim e Lisboa, onde frequentou o Curso de Coreografia da F. C. Gulbenkian. Com uma carreira de 20 anos dedicada exclusivamente à criação e interpretação na área das artes performativas, trabalha como intérprete e criadora com artistas de diversas áreas disciplinares apresentando-se em Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Holanda, Polónia, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil. Destaca ainda o trabalho em colaboração com os seguintes coreógrafos: Maria Ramos. Luís Guerra, Sofia Dias & Vítor Roriz, Marlene Monteiro Freitas e Tânia Carvalho. Dirige as criações “MUTE”, um solo de dança em parceria com João Bento e “SubLinhar”, peça selecionada pelo Aerowaves Twenty21. Interessada na prática da composição, aplicada não só ao corpo humano, mas também a outros materiais/matérias possíveis de coreografar. Tem vindo a desenvolver o seu interesse por formatos próximos às artes visuais, nomeadamente no contexto do “Dança de Materiais Inertes” (2016-2020) uma coleção de instalações e espetáculos que assina em parceria com o pianista e compositor Simão Costa.

© Fotografia MARTA CERQUEIRA

RESIDÊNCIA

2O22 | JUL 19 a 29

BLACK BOX

Residência artística não aberta ao público

PARTILHAR