COITOS!! (ENQUADRAMENTOS)
[A PELE NÓMADA]
Nirvan Navrin e Chloé Saffores
No jogo da apanhada, chegar ao lugar que dá pelo nome de Coito é um mérito que valoriza a jogadora que não se deixou apanhar até esse momento. No Coito, ela poder recuperar o fôlego antes de tomar a decisão de reentrar novamente no jogo. Na CTR [Composição em Tempo Real], a este lugar chamamos-lhe OUT ou FORA, um lugar de transição onde se gestam, incubam e se filtram possibilidades virtuais de intervir no acontecimento emergente, adiando perpetuamente o seu colapso. Entrar no FORA, ou sair do DENTRO, é então dar um passo para trás, ou para o lado, para poder refletir e ter uma visão mais ampla do acontecimento, ou simplesmente para saborear uma situação que tem autonomia e sabe respirar sem nós.
Durante os cinco dias de residência na Malaposta, vamos partir do espaço Understage [subpalco] para estudar a Composição em Tempo Real desde um dispositivo contraintuitivo em que o interior do quadrado é o Coito, o FORA, e tudo o que o rodeia é o acontecimento, o DENTRO.
O objeto da nossa pesquisa será o estudo e o desenvolvimento das condições deste dispositivo.
Criação e Performance: NIRVAN NAVRIN E CHLOÉ SAFFORES
CHLOÉ SAFFORES (1995, França) dança, improvisa, atua e escreve. É licenciada em Psicologia e mestre em Improvisação (2O19-2O21), dois anos para confirmar a sua necessidade de estudar a difração da autoria na Composição em Tempo Real. Depois do PACAP 5, de volta a Marselha, criou o MYOB (Mind Your Own Business) para as suas investigações coreográficas.
NIRVAN NAVRIN (1978, Portugal) é uma pessoa que se dedica à exploração do sentido nonsense disso. Formou-se em Escultura em 2OO3 e desde então tem sido tocado por muitas paixões. O amor pela dança, pelo movimento e pelas práticas improvisadas chegou em 2OO8 e não pára de crescer…
©Fotografia NIRVAN NAVRIN
RESIDÊNCIA
2O23 | JAN 24 a 27
LOCAL A DEFINIR
Residência artística não aberta ao público
PARTILHAR