CICLO DA VOZ
O Dia Mundial da Voz celebra-se a 16 de abril e para assinalá-lo decidimos juntar quatro projetos que aliam a palavra, através da poesia, à música. Impedidos de o fazer em abril devido às restrições causadas pela pandemia, celebramos agora a data com este Ciclo que pretende ser uma homenagem à poesia e aos poetas portugueses contemporâneos. Os textos, em vez de serem apenas declamados, ganham um corpo presente com a interpretação dos atores e da música que os acompanha. Esta é também uma forma de motivar a descoberta da poesia portuguesa. Todos os projetos foram escolhidos não só pelo facto de proporem autores portugueses contemporâneos, mas pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por cada um dos intérpretes, já firmados no panorama artístico nacional. Para a celebração do Dia Mundial da Voz, que se estenderá por quatro dias, propomos quatro abordagens distintas, que têm em comum uma banda sonora para textos de autores portugueses contemporâneos:
DA VOZ HUMANA, com coordenação artística de Marta Lapa, tem um conceito bastante informal, experimental, sendo também um espaço para conversas no decurso e no final da sessão, entre autores, intérpretes e público, promovendo e divulgando a escrita poética, dramatúrgica e literária. O trabalho musical e a composição de temas originais a partir de poemas dos autores tem sido um dos grandes objetivos deste projeto. Com textos de Joana Bértholo e Margarida Vale de Gato, na voz de David Pereira Bastos e Margarida Cardeal, acompanhados por José Anjos na guitarra e Sandra Martins no violoncelo.
A VOZ, A VÓS, uma encomenda da Malaposta a Bruno Huca, onde este pretende questionar e brincar sobre esse lugar da voz nas nossas vidas e na nossa arte. Um performer em palco leva o público numa viagem vocal interativa, recorrendo a textos clássicos emblemáticos, contemporâneos, poesia, voz-off, voz-on, dobragens, voz de companhia, jingles publicitários que acompanham o público no dia-a-dia e terminará inevitavelmente com um miniconcerto como pequena oferenda “da voz, para vós”.
O projeto OS POETAS surgiu de encontros entre Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Hermínio Monteiro, então editor da Assírio & Alvim, em cujo espólio existiam gravações de poetas a dizerem os próprios poemas. Viviena Tupikova e Carlos Tony Gomes juntam-se aos músicos referidos, sendo Miguel Borges o ator responsável pela interpretação de alguns dos textos, enquanto estes são projetados no ciclorama, mas também onde teremos a oportunidade de ouvir alguns dos próprios autores a dizerem os seus poemas, através dos registos que foram resgatados e recuperados para este projeto. A palavra é o ponto de partida para a composição, mas a música não é um mero suporte, acaba por se fundir com os poemas. À música falada mistura-se a performance, resultando num espetáculo único e encantatório.
POETAS PORTUGUESES DE AGORA, pela Lisbon Poetry Orchestra, um coletivo multidisciplinar formado por um núcleo de quatro músicos, a que se juntam as vozes de André Gago e José Anjos, para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita.
PALAVRA
2O21 | JUL 15 a 18
38€ [ASSINATURA]
A Assinatura “Ciclo da Voz” inclui bilhetes para os espetáculos:
– Da voz humana
– A Voz, a vós
– Os Poetas
– Lisbon Poetry Orchestra
A reserva e compra desta assinatura deve ser feita diretamente com a Malaposta através dos seguintes contactos: ccmalaposta@gmail.com ou 212478240.
PARTILHAR