OFICINA DE MÚSICA TRADICIONAL + AULA ABERTA
com Marco Campaniça
Sob o lema “SEMEAR PARA COLHER”, nasceu, em 2013, pela mão do músico Marco Vieira, a Escola de Música Tradicional Alentejana (EMTA), que, desde então, tem promovido o ensino da Música Tradicional por todo o Sudoeste Alentejano. O intuito deste projeto é o de aproximar gerações através da Música Tradicional, enquanto veículo privilegiado na transmissão de ensinamentos populares, de valores, usos e costumes, proporcionando a crianças, jovens e adultos, aulas em grupo de instrumentos tradicionais portugueses, nomeadamente: viola campaniça, cavaquinho, bandolim, guitarra clássica, percussões e Cante.
“Esta é a Escola que Une Gerações e Ensina Tradições!” Marco Vieira, também conhecido como Marco Campaniça, é natural de Oeiras, cresceu em Macau e vive atualmente entre Lisboa e o Alentejo. Músico profissional desde 1996, fez da música palco de vida, e da viola baixo a sua predileta forma de a expressar. Fez parte de diversificados projetos musicais, entre os quais: Pólo Norte, Mariária, WoodStone, The Same Ol ́Blues, Mina d’Água, 1-Uik Project, Komodo Wagon, Eletro Cordel, tendo gravado diversos trabalhos discográficos. Ao longo do seu percurso somou várias distinções. A paixão pela música alentejana desperta no ano 2000, após uma atuação com os WoodStone no Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar. Em 2013 cria a Escola de Música Tradicional Alentejana, onde exerce funções de diretor e professor, tendo a mesma sido percursora dos projetos Os Açordas, Os Cavaquinhos do Mira, Campaniça do Mira e Sons do Mira, envolvendo assim os alunos na disseminação deste precioso património cultural. Com uma perspetiva renovada sobre a música tradicional, vê na recuperação da Viola Campaniça, instrumento típico do Baixo Alentejo, uma oportunidade para aliar a tradição à contemporaneidade.
No âmbito da Oficina de Música Tradicional, o Centro Cultural da Malaposta promove também uma aula aberta de instrumentos musicias tradicionais, todos os primeiros sábados de cada mês, com o intuito de dar a conhecer os diferentes instrumentos que fazem parte da nossa cultura popular.
OFICINA
OFICINA:
JAN a JUL
Todos os sábados – 15H3O às 17H3O
Preço: 3O€ / mês por participante | [PREÇO ÚNICO]
Duração: 2hOO
Público-alvo: M/O6
Lotação máxima: 2O participantes [mediante inscrição]
Formador: Marco Campaniça
AULA ABERTA:
1º Sábados de cada mês – 18HOO às 19HOO
MAI 08
JUN 05
JUL 03
PARTILHAR