Oficina de Foley

OFICINA DE FOLEY

Rita Barbosa

Nesta oficina os participantes são convidados a explorar a sonorização de uma cena de um filme. Num ambiente de estúdio de foley*, os participantes farão som para um excerto de um filme. Esta oficina é destinada às comunidades locais (crianças, alunos de audiovisual, música, público em geral, etc.), proporcionando oportunidades de explorações sonoras de um filme.

* O “Foley” (ou “Bruitage”) é uma técnica de criação de efeitos sonoros gravados em estúdio, onde sons de passos, portas a fechar, trovões, etc., são reproduzidos por sonoplastas em sincronia com o filme, com o objetivo de conferir mais realismo às cenas.

Rita Barbosa é realizadora e artista visual. Licenciada em Artes Digitais, no curso de Som e Imagem da UCP (2002). Escreveu e realizou a curta metragem “À Noite Fazem-se Amigos”, produzida por O Som e a Fúria, com estreia internacional no 69º Festival de Locarno. Escreveu, realizou e encenou o filme-performance “Amigos Imaginários”, apresentado no Festival Temps D’Images e no Rivoli, em 2019. É realizadora de anúncios publicitários na produtora el-Hey. Na área do teatro, dança e performance colaborou na criação, conceção visual, vídeo e cenografia de vários projetos, entre eles: “Três Dedos Abaixo do Joelho”, de Tiago Rodrigues; “Sabotagem”, de Lígia Soares e Miguel Castro Caldas; “O Esplêndido”, de Andresa Soares. Realizou vídeos experimentais como “Get Bent”, “Pop Fish”, apresentados em exposições e festivais como Fundação Cartier, Impakt e Courlsane.

Rui Lima nasceu em 1981. É licenciado em Design de Luz e Som pela ESMAE, onde atualmente leciona. Paralelamente e em colaboração com Sérgio Martins tem participado como compositor musical em espectáculos de artes performativas e vídeo-dança cujos encenadores se destacam: Joana Providência, Paulo Calatré, Inês Vicente, Alfredo Martins, Júnior Sampaio, João Garcia Miguel, Ana Luena (Teatro Bruto), Jorge Andrade (Mala Voadora), Cristina Carvalhal, Rita Lello, Andresa Soares, Victor Hugo Pontes, Nuno Cardoso, Miira Sippola e Marco da Silva Ferreira. Apresentou o seu trabalho em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Israel, Macedónia, Finlândia, Brasil e Rússia. Como músico/performer participou em diversos projetos experimentais, sendo atualmente membro dos projetos musicais Wet Thatcher e Ekco Deck. Em cinema fez a banda sonora original para o filme “Veneno Cura” (2007) dirigido por Raquel Freire e as curta-metragens “Aussleg” (2010) e “Sobre El Cielo” (2015) dirigidas por Jorge Quintela.

©Fotografia ALÍPIO PADILHA

OFICINA

2O21 | DEZ O4

SÁB – 15HOO às 16H3O

BLACK BOX

4€ [PREÇO ÚNICO]

Duração 9O minutos
Público-alvo M/O6
Lotação máxima 1O participantes [mediante inscrição]
Formadores Rita Barbosa e Rui Lima

PARTILHAR