OFICINA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA E CORPORAL PARA CRIANÇAS
com Dalila Lamour
Nesta oficina pretende-se criar um espaço onde as crianças possam experimentar vivências e brincadeiras que lhes permitam entrar em contacto com seu lado mais criativo e sensível, tendo por base o seu próprio corpo como instrumento de criação. As vivências são estruturadas entre o alinhamento de diversas propostas de artes expressivas, em especial as artes cénicas, e de conhecimentos sobre algumas abordagens de desenvolvimento pessoal e de muitos anos de experiência com trabalho de mediação e facilitação de grupos.
Através da Arte podemos experimentar uma série de sensações que nos permitem entrar em contacto com outras possibilidades do Ser e as brincadeiras são fundamentais para essa etapa no processo de aprendizagem.
Estimular as crianças a expressarem-se artisticamente é uma maneira de auxiliá-las a conhecerem as suas emoções e sentimentos, compreender sua cultura e história, além de auxiliar no processo de desenvolvimento de uma consciência corporal e de si mesmo enquanto indivíduo, ajudando-as desde cedo a desenvolverem uma maior consciência de si, uma vez que a expressão artística é um caminho de autoconhecimento.
Materiais: Canetas coloridas, lápis de cor, folhas brancas ou pequeno caderno para desenho. Roupas confortáveis para atividades físicas.
Dalila LaMour é encantada pelo Universo Artístico desde criança e já se envolveu em diversos cursos de artes expressivas como teatro, dança, escrita, canto, graffiti, palhaço e teatro musical.
Licenciou-se em Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional na Universidade Estadual Paulista no Brasil onde trabalhou dez anos em diversos projetos sociais no estado de São Paulo, especializando-se no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes.
Atualmente é palhaça e estuda Palhaço e Desenvolvimento Pessoal e Dramaturgia na Palhaçaria Feminina. É escritora de pequenos contos e poesias e já realizou intervenções de street clowning na região de Lisboa e Cascais e também em instituições sociais, como casas de acolhimento infantil, lares de idosos e escolas, com a Família Tal e Clown, um projeto coletivo entre amigos palhaços, da qual é cofundadora. Integra a equipa de desFacilitadores do Projeto Oficina Clown em Lisboa, uma abordagem de clown e desenvolvimento pessoal e do grupo de Biodanza Ser Inteiro.