Mediação Cultural

MEDIAÇÃO CULTURAL E COMUNIDADE, A RELAÇÃO COM O ESPAÇO PÚBLICO

com Ana Bragança

A comunidade como “o sentimento de nós” propõe uma visão simultaneamente poética e aglutinadora dos vários tipos de laços que compõe uma comunidade. Esta definição de Ferdinand Tonnies orientará a discussão e a abordagem deste encontro, numa perspetiva de trabalho colaborativo e informal. 

A partir desta ideia de “nós”, a disponibilidade para a escuta passa a fazer parte integrante da prática de mediação e de cocriação artística, uma vez que o trabalho fica mais horizontal e acomoda com outra liberdade o debate, o confronto de ideias, o compromisso. 

Que práticas, que princípios e que processos devemos adotar nesse sentido? 

Nesta formação partilharemos boas práticas e ferramentas que nos ajudem a desenvolver um trabalho de mediação efetivo, acessível e democrático. Trabalharemos ainda diferentes métodos de incentivo à implementação de práticas artísticas participativas, promovendo o desenvolvimento de projetos de cocriação em espaço público e em comunidades diversas. 

Formadora ANA BRAGANÇA [Ondamarela]
Promotor BÚSSOLA – OUTDOOR ARTS PORTUGAL
Parceria CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA
Apoio REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA | DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES

ANA BRAGANÇA é cofundadora da Ondamarela, estrutura artística que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos, galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual. É gestora cultural, especializada em projetos de mediação e envolvimento comunitário. É consultora para o programa de auscultação e mediação da Braga’27, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura. Foi gestora de projeto n’A Oficina, em Guimarães, onde coordenou a incubadora de indústrias criativas da Plataforma das Artes e da Criatividade. Colaborou com o serviço educativo do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e coconcebeu e cocoordenou o West Way Lab Festival 2014. Fez parte da direção executiva da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, onde coordenou a área de acolhimento e marketing. Foi consultora na empresa Opium e integrou a equipa que desenvolveu a adenda à Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura. É licenciada em Arte e Património pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e pós-graduada em Gestão do Património. 

OFICINA

ESGOTADO

2O22 | JUN O2

QUI – 1OH3O às 18H3O

15€ [PREÇO ÚNICO]

Duração: 7 horas
Público-alvo: M/18
Lotação máxima: 2O participantes
Número mínimo: 1O participantes
Monitor: Ana Bragança

Inscrições até 13 de maio

PARTILHAR