Iniciação ao Combate Cénico

INICIAÇÃO AO COMBATE CÉNICO

O que é o Combate Cénico?
Combate Cénico é a utilização de várias técnicas teatrais, que criam a ilusão de violência física, mantendo a segurança dos atores e do público. Técnicas que dão credibilidade a histórias com conflitos físicos, o Combate Cénico engloba uma variedade de técnicas de confronto com armas e sem armas. Estas técnicas são aplicadas e adotadas a cinema, teatro, ópera, ballet, etc. Os Combates Cénicos podem ser coreografados realisticamente ou fantasiados dependendo da sua finalidade. O Combate Cénico é coreografado para criar a ilusão de um confronto físico sem causar danos aos intervenientes. É feito com segurança e com prática.

Objetivos da Oficina:
• Compreender os princípios básicos de segurança por detrás das técnicas de Combate Cénico
• Aprender várias técnicas de combate em palco
• Trabalhar com segurança com um parceiro ou parceiros
• Entender que o combate cénico é uma técnica de representação
• Ganhar confiança, ter as noções e as capacidades básicas para vir a realizar trabalhos
• Consciencialização do movimento corporal e “timmings”

Conteúdos:
• Combate corpo a corpo
• Bofetadas, socos, empurrões, pontapés, puxões, etc
• Ação/reação (depende na construção de personagem)
• Posicionamento
 Movimento
 Tempos

João Pedro Frazão trabalha na área do Teatro, Animação, e Recriação Histórica há cerca de 20 anos, desempenhando funções, como encenador, ator, figurinista, aderecista e cenógrafo. Responsável como Diretor de Arte em variados anúncios publicitários. Em cinema, tem trabalhado como realizador, produtor, diretor de arte, guarda-roupa e argumentista. Alguns dos filmes em que trabalhou têm vindo a participar em vários festivais nacionais e internacionais. Assistente de Armas da Academia de Esgrima Histórica.

Vasco Alves praticou durante 2 anos Wado Ryo com o Mestre Porfírio Santos, tendo obtido a graduação de cinto laranja. Praticou durante 10 anos Kung Do Te com o Mestre tendo obtido a graduação de Instrutor. Praticou durante 4 anos Full Contact com o Mestre Carlos Rodrigues. Praticou 6 meses Kick Boxing com o Introdutor Fernando Fernandes. Lecionou Kung Do Te durante 2 anos em Tomar. Leciona Full Contact em Tomar. Realizou formações na área da Defesa Pessoal enquanto Técnico Profissional de Reinserção Social em Lisboa. Realizou o Curso de Treinadores de Grau I certificado pelo IPDJ com cédula 87509. Desenvolveu trabalho como Recriador Histórico em feiras e eventos. Participou em vários torneios de Esgrima Histórica, tendo obtido o primeiro lugar na categoria de Espada Longa e em Espada Sintética. De alguns anos para cá tem vindo a participar no WAC – Campeonato de todos os estilos, tendo obtido 4 medalhas de ouro e 3 medalhas de prata nas categorias de Espada Longa e Espada Sintética. Instrutor de Armas da Academia de Esgrima Histórica.

Luís França é licenciado em Animação Educativa e Sociocultural (IPP – Instituto Politécnico de Portalegre), onde teve como cadeiras relevantes Animação e Criação: Teatral, Musical e Plástico-Visual, Fotografia e Produção Audiovisual. Pós graduado em Património e Projetos Culturais (ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo em Recriações Históricas e eventos – Império Romano, Medieval, Renascentista, Barroco e Século XIX. Participou em produções televisivas. Instrutor de Armas da Academia de Esgrima Histórica. Como formação completar, cursou em Escrita de Argumento (NexArt – Centro de Formação Artística), Curso de Certificação de Aptidão Profissional – CAP (Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém) e a finalizar o Curso de Treinador de Grau I (IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude).

OFICINA

2O22 | JAN 26
2O22 | MAR 23
2O22 | MAI 25
2O22 | JUL 2O

QUA – 18H3O às 22H3O

2O€ [PREÇO ÚNICO]

Duração: 4HOO
Público-alvo: M/16
Lotação máxima: 12 participantes
Monitora: João Pedro Frazão, Vasco Alves e Luís França

*Inscrições até 5 dias antes da Oficina

PARTILHAR