INART WORKSHOP VIDEODANÇA

WORKSHOP VIDEODANÇA
[FESTIVAL INART]

Workshop destinado a todos os interessados em vídeo e dança, motivados para desenvolver um projeto prático, enquanto criadores de vídeo. O workshop abordará questões como a perceção do espaço, o corpo e a imagem em movimento. O objetivo passa por sensibilizar o olhar dos criadores e convidá-los a decompor uma linha coreográfica pré-concebida, coreografando-a através da câmara. Cada participante poderá apurar as ferramentas criativas necessárias ao desenvolvimento de um vídeodança, com particular ênfase na estruturação de uma visão individualizada e na sua aplicação aquando do processo de filmagem. Especial atenção será dada ao papel da câmara e demais dispositivos cénicos na reconfiguração da matéria-prima coreográfica num objeto videográfico. O material vídeo resultante do workshop será trabalhado pelos instrutores e usado na criação de um vídeo final.

Formadores PEDRO SENA NUNES E JOÃO COROA JUSTINO
Organização VO’ARTE
Financiado por REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA / DGARTES

PEDRO SENA NUNES é um realizador português, produtor, fotógrafo, professor e programador cultural. Concluiu o Curso de Cinema depois de frequentar o curso de Engenharia de Máquinas. É cofundador da Companhia Teatro Meridional, na qual se responsabilizou pelo departamento de cinema e audiovisual. Entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença participou em cursos e workshops sobre cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa. Realizou documentários, ficções e trabalhos experimentais em cinema e vídeo e produziu mais de 1OO spots publicitários para televisão e rádio. Foi bolseiro de várias instituições – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Ciências de Lisboa, Pépenières, Visions – Documentary European Course. Foi convidado para participar em conferências nacionais e internacionais. Foi júri em concursos e festivais de Fotografia, Teatro, Design, Dança e Cinema, com destaque para o Instituto Cinema e Audiovisual (ICA). Foi também cofundador da Avanti.pt Associação de Cinema e Audiovisual e da Apordoc – Associação pelo Documentário. É membro da Associação Portuguesa de Realizadores, codiretor artístico da Associação Vo’Arte e consultor de outras associações e projetos artísticos e educativos. Nos últimos 24 anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e experimentação, tanto documental quanto ficcional. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESCT), Forum Dança (dança), Instituto Piaget, Ana Wilson Escola, Glasgow Film and Video Workshop (GFVW), Centro Em Movimento (C.E.M.) e é coordenador pedagógico da ETIC (Escola de Tecnologias, Criação e Inovação). Consultor na reforma do ensino artístico do Ministério da Educação. É investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e doutorando em artes performativas e imagens em movimento na Universidade de Lisboa (UL).

JOÃO COROA JUSTINO nasceu em 1986, em Lisboa, Portugal, e cultivou desde cedo um gosto decisivo pelo cinema, algo que sempre procurou seguir profissionalmente. Licenciou-se em Cinema na Universidade Moderna e investiu, ao longo dos anos, numa educação autorregulada, entre Lisboa e Londres, centrada na aprendizagem de línguas e de artes complementares à sua experiência cinematográfica. Por cá, participou num Curso de Antropologia Visual ministrado por Catarina Alves Costa, na Universidade Nova e completou um HND em Cinema na ETIC, com Distinção. Escreveu e realizou, sem qualquer tipo de apoio, o filme experimental Azul e Prata, que competiu em festivais nacionais (IndieLisboa, Caminhos), como internacionais. É, desde 2O15, responsável pelas secções de vídeo e pós-produção da Associação Cultural Vo’Arte, onde trabalha com o realizador Pedro Sena Nunes e a coreógrafa Ana Rita Barata, com quem colabora nas mais variadas iniciativas. Faz um pouco de tudo a nível independente no universo do cinema, desde a criação de vídeos (mais recentemente na documentação de processos artísticos teatrais e na realização de videoclipes), ao trabalho de som, pós-produção de imagem e ainda à legendagem/tradução – mas a sua dedicação é sobretudo ao nível da montagem, onde trabalha com os realizadores Pedro Sena Nunes e José Vieira Mendes. De entre os projetos mais relevantes em que participou enquanto montador, estão um conjunto de curtas-metragens para o realizador Pedro Sena Nunes; o documentário “Quatro Estações e Outono”, inspirado na obra de Jorge Listopad; o projeto Geração Soma, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian; e a montagem do filme “Concentrados Alemães na Ilha Terceira”, apoiado pelo ICA.

© Fotografia PEDRO SENA NUNES

OFICINA

2O22 | JUL 19 e 2O

TER e QUA – 1OH3O

SALA DE CINEMA

4O€  [PREÇO ÚNICO POR 2 SESSÕES] 

2 HORAS

M/16

MEDIANTE INSCRIÇÃO ATÉ 15 DE JULHO

PARTILHAR