INART MASTERCLASS OUVIR AS IMAGENS VER OS SONS

MASTERCLASS OUVIR AS IMAGENS, VER OS SONS
[FESTIVAL INART]

com Pedro Sena Nunes e Zé Luís Rebel
Uma masterclass, sob a forma de conversa e reflexão conjunta, centrada nos processos criativos de dois realizadores, Pedro Sena Nunes e Zé Luís Rebel. As proximidades e os distanciamentos de duas formas distintas, mas complementares, de se fazer cinema. Duas formas de criação assentes numa cinematografia sinestésica, onde os diferentes sentidos se misturam e confundem. O som – ou a sua ausência – como elemento determinante na estruturação da própria imagem; e a imagem como reflexo, ou antítese, do próprio som. Que sons encerram as imagens? E que imagens se escondem nos sons?

Formadores: PEDRO SENA NUNES E ZÉ LUÍS REBEL

PEDRO SENA NUNES é um realizador português, produtor, fotógrafo, professor e programador cultural. Concluiu o Curso de Cinema depois de frequentar o curso de Engenharia de Máquinas. É cofundador da Companhia Teatro Meridional, na qual se responsabilizou pelo departamento de cinema e audiovisual. Entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença participou em cursos e workshops sobre cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa. Realizou documentários, ficções e trabalhos experimentais em cinema e vídeo e produziu mais de 1OO spots publicitários para televisão e rádio. Foi bolseiro de várias instituições – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Ciências de Lisboa, Pépenières, Visions – Documentary European Course. Foi convidado para participar em conferências nacionais e internacionais. Foi júri em concursos e festivais de Fotografia, Teatro, Design, Dança e Cinema, com destaque para o Instituto Cinema e Audiovisual (ICA). Foi também cofundador da Avanti.pt Associação de Cinema e Audiovisual e da Apordoc – Associação pelo Documentário. É membro da Associação Portuguesa de Realizadores, codiretor artístico da Associação Vo’Arte e consultor de outras associações e projetos artísticos e educativos. Nos últimos 24 anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e experimentação, tanto documental quanto ficcional. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESCT), Forum Dança (dança), Instituto Piaget, Ana Wilson Escola, Glasgow Film and Video Workshop (GFVW), Centro Em Movimento (C.E.M.) e é coordenador pedagógico da ETIC (Escola de Tecnologias, Criação e Inovação). Consultor na reforma do ensino artístico do Ministério da Educação. É investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e doutorando em artes performativas e imagens em movimento na Universidade de Lisboa (UL).

ZÉ LUÍS REBEL é um cineasta português, natural do Porto. Formou-se em Multimedia na vertente de Audiovisual, em 2O11, fundou a GestoFilmes Studios, um estúdio de cinema independente dedicado na produção de filmes com legendagem e língua gestual, já tendo uma lista de mais de 2O filmes, dentre eles, curtas-metragens e documentários. Em 2O12 Zé Luís aderiu ao projeto Leonardo Da Vinci que o levou para Viena, a estagiar na Gebärdenwelt.tv por 4 meses, onde adquiriu experiência internacional em filmagem, reportagem e edição de vídeos. Em 2O13, começou a sua colaboração permanente no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, escola de referência em educação bilingue para alunos surdos, em conjunto com professores e intérpretes de LGP (Língua Gestual Portuguesa), na realização de vídeos para a aprendizagem, estruturação e desenvolvimento nas artes performativas dos Alunos Surdos. Apesar do seu longo percurso na área de multimedia e com mais de 2O anos de experiência em vídeo, passou a dedicar-se ao mesmo tempo, ao voluntariado e como freelancer. No voluntariado, passou entre a CNJS (Comissão Nacional de Juventude Surda) e a DADE (Programa dedicado à Comunidade Surda Portuguesa). Zé Luís é fluente em português, espanhol, inglês, LGP (Língua Gestual Portuguesa) e IS (Gesto Internacional). Ao lado da GestoFilmes, Zé Luís ou ZLR, é conhecido na comunidade surda portuguesa e, nas contribuições para a comunidade na luta em quebrar barreiras de comunicação e construir pontes acessíveis.


© Imagem
PEDRO SENA NUNES

OFICINA

2O22 | JUL 21

QUI – 15HOO

SALA DE CINEMA

5€  [PREÇO ÚNICO] 

2 HORAS

M/O6

MEDIANTE INSCRIÇÃO ATÉ 21 DE JULHO

PARTILHAR