Dança Inclusiva abr2021

DANÇA INCLUSIVA

Dançando com a Diferença

Com mais de 20 anos no desenvolvimento de um trabalho reconhecido na área da Dança Inclusiva, o Dançando com a Diferença propõe ao público do Centro Cultural da Malaposta um trabalho que procura a união de pessoas com e sem deficiência; com e sem experiência em dança, com o único objetivo de se descobrirem e conhecerem as suas potencialidades através da arte de dançar. As diferenças e as diferentes experiências serão a força motriz deste trabalho que será desenvolvido ao longo destes dias. Aqui será feito um trabalho de exploração das potencialidades e singularidades de cada individuo, buscando a autodescoberta e a perceção da repercussão que as mudanças internas podem ter num espectro mais amplo, das modificações mais íntimas sociais.

Leonor Barata é bailarina e coreógrafa. É licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra e completou a pós-graduação em Estudos Artísticos na mesma instituição. Fez a sua formação em dança no Fórum Dança onde foi aluna de Howard Sonnenclair, Francisco Camacho, Madalena Victorino, André Lepecki, Thierry Bae, entre outros. Foi intérprete em vários espetáculos de dança e de teatro (“Miss Liberty”, de Mónica Lapa; Duel, com o Tof Theatre; “Visitas Dançadas” no Museu Nacional Grão Vasco, de Aurélie Gandit). O seu trabalho é extenso na área da Pedagogia Artística, tendo sido colaboradora regular de várias instituições como formadora (Centro Cultural de Belém, CENTA, A Moagem, Centro Cultural Vila Flor e Teatro Viriato). Como coreógrafa criou vários espetáculos para o público jovem: “A Menina do Mar” (2004), “Pretas e Vermelhas Penduradas nas Orelhas” (2007), “Fios e Labirintos” (2010) e “Azul!” (2012). Foi também responsável pelas visitas guiadas ao Centro Cultural de Ílhavo (“Ver os cantos à casa!”, 2011) e ao Teatro Académico de Gil Vicente (“As Histórias do Teatro”, 2012). Desde 2010, é diretora da companhia ProjectoD – Pedagogia e Criação Artísticas, onde tem desenvolvido vários projetos para diversos públicos. Desde 2019 colabora com o Dançando com a Diferença como Criadora de Conteúdos Artísticos e Pedagógicos.

A Dançando com a Diferença é uma companhia de dança fundada em 2001, na Madeira, com residência artística no MUDAS.Museu da Arte Contemporânea da Madeira desde 2005 e, desde 2014, projeto residente no Teatro Viriato. É neste trabalho em diversas frentes que esta estrutura tem lançado a nível nacional e internacional as sementes de um relevante trabalho artístico, pedagógico e de sensibilização para a inclusão social, que por sua vez tem sido acolhido com sucesso, quer pelo público, quer por entusiastas da dança inclusiva, escolas e instituições. Com direção artística de Henrique Amoedo, criador do conceito DANÇA INCLUSIVA em contexto académico no ano de 2002, na Dançando com a Diferença, saúde (apoio terapêutico), educação e arte caminham juntas, numa tríade que visa a valorização individual. Todos estes eixos de ação contribuem para uma permanente atualização do discurso relativo à pessoa com deficiência, assegurando que há espaço para corpos diversos e perspetivas diferentes no domínio da dança contemporânea.

©Fotografia CARLOS FERNANDES

OFICINA

2021 | ABR 24

SÁB – 10H30 às 13HOO

5€ [PREÇO ÚNICO – INCLUI 1 ADULTO + 1 CRIANÇA]

M/06

Duração: 2H3O
Lotação máxima: 12 participantes
Formadora: Leonor Barata

INSCRIÇÕES ATÉ 23 DE ABRIL

PARTILHAR