SMILE
Rita Spider
Era uma vez, um ser chamado SMILE…
SMILE é uma viajante no tempo, navegante que flui por universos paralelos, cores, realidades, vidas, emoções, histórias…
Tenta partilhar o melhor que sabe e o que não sabe…
Partilha o que melhor sente, inocentemente através da energia do amor, da alegria e da dor através de sorrisos e lágrimas. É um Ser tridimensional, uma mensageira destinada a partilhar mensagens…
Mensagens que tocam e deixam a mente refletir por entre sonhos… Que nos deixam a sorrir, a chorar, a querer mudar, a querer ser…
Mensagens que despertam para algo…
SMILE não sabe quem é na verdade, nem porque está aqui agora! Mas sabe que traz consigo algo… Uma mala cheia de sonhos.
SMILE vive e respira toda uma Utopia. Não é adulta, não é criança, não é idosa, mas é um ser eternamente sorridente.
Mesmo existindo dor, sofrimento, tristeza, SMILE dança e brinca eternamente, porque não interessa o que existe ou não existe.
SMILE acredita que somos todos feitos da mesma matéria-prima.
Somos um só e tudo precisa de fluir numa eterna brincadeira de sorrisos.
O Universo é belo para SMILE.
SMILE é uma personagem nascida há mais de 15 mil milhões de anos…
É clown, é bailarina, é filósofa, é quântica, é artista, é um ser que viaja no tempo, percorre histórias e fantasias, contos, lendas e livros que nos levam a refletir sobre a vida.
É uma personagem capaz de improvisar com o que tem e com o que não tem, preparada para o imprevisto dos imprevistos, para o equilíbrio e o desequilíbrio.
SMILE quis explorar ao máximo as suas capacidades criativas neste Universo, usando este corpo como seu refém para viajar pelo planeta Terra e descobrir o mais famoso planeta de todas as galáxias.
Usa a sua sabedoria nas artes dançantes de forma contagiante, usa as suas artes marciais e marcianas, super clownescas e de buffon de forma ridiculamente brilhante, misturadas com voos altos, tudo muito fora da caixa, com um estranho teatro de riso de um outro universo qualquer onde já viajou… mais umas energias estranhas à mistura, de uns universos paralelos e pensamentos filosóficos extraterrestres… sabemos lá o que traz SMILE cada vez que resolve viajar para este planeta!!!
Tem uma extraordinária intuição para se inspirar na energia que sente no espaço onde resolve atuar e deixa fluir tudo numa interpretação que vive das emoções presentes na sala, surpreendendo o público de forma estranhamente feliz.
SMILE já apareceu em diversas ocasiões neste planeta, desde galas de solidariedade, hospitais, homenagens públicas, festivais, galas de entrega de prémios, concertos onde dançou com música ao vivo, entre muito outros eventos e sonhos.
Uma obra dançante recheada de mensagens sobre a vida.
Este é o primeiro de muitos… porque ela tem muitos planos…SMILE poderá ser um espelho de quem assiste.
Nasceu para que se pudesse dar luz à imaginação e aos sonhos da eterna criança que vive dentro de nós.
SMILE contagia!!!
Criação, Interpretação e Sonoplastia RITA SPIDER
Direção Técnica PEDRO TIAGO MARTINS
Produção Executiva THE MADBLAST
Desenho de Vídeo JOA GOUVEIA
Cenografia NUCH’ARTE
RITA SPIDER é artista criativa, coreógrafa, encenadora, bailarina e professora, com mais de 3O anos de experiência profissional, onde se pode destacar o seu trabalho como bailarina no Cirque du Soleil, numa tour mundial de 4 anos, com o espetáculo “Michael Jackson – The Imortal World Tour”. Bailarina nas Companhias Sonya Tayeh Dancers Company (USA), Boy Blue Entertaiment C. (UK), Ballet de Mim (UK), Dance 2XS UK, Plague Dance Company (UK), Abstractin’ e 3F (PT). Trabalhou em Los Angeles, Nova Iorque, Londres, entre outras capitais, como bailarina e coreógrafa, em diversos projetos artísticos. Em Portugal, coreografou para diversos programas televisivos, como “Achas que Sabes Dançar”, “Portugal Tem Talento”, “Let’s Dance”, “Dança com as Estrelas”, “Aqui há Talento”, com a companhia Abstractin’ (Vencedores). Criou diversos espetáculos, com os quais obteve variados prémios. Coreografou o musical “Chicago”, ao lado do encenador Diogo Infante, no Teatro da Trindade em Lisboa. Coreografou a peça de teatro “Casimiro e Carolina”, encenada por Carlos Avilez e “Noite de Reis”, do encenador Ricardo Neves-Neves. Apaixonada desde sempre pela criação, concebeu inúmeros espetáculos ao longo da sua carreira, mais recentemente os espetáculos “SMILE”, “Time”, “Duel’irtual”, “Emo’irtual”, “Cegueira” e “Vortexxx”. Colaborou criativamente, coreografou e dançou em diversos filmes de Vídeo-Dança, mais recentemente com realizador Pedro Tiago Martins no filme “Paralaxe”, premiado no Festival InShadow. Foi professora em diversas escolas artísticas oficiais: Arcade, Next, Edak, Estúdio 3, EPTC e também no Chapitô, onde encenou e coreografou “Memória”. Tem uma extensa e vasta formação em Dança, entre outras áreas artísticas; tem uma pós-graduação em Gestão na NOVA Business & Economics School e encontra-se, de momento, a finalizar o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Performativas, na Escola Superior de Dança.
©Fotografia DANIEL PINA
NOVO CIRCO | EM FAMÍLIA | ESCOLAS
2O23 | JUN O1 a O4
QUI – 1OH3O (*)
SEX – 2OHOO
SÁB – 16H3O
DOM – 11HOO
AUDITÓRIO
6€ [CRIANÇAS] 8€ [ADULTO] | DESCONTOS APLICÁVEIS
55 MINUTOS
M/O3
(*) a sessão das 14h30 foi anulada
PARTILHAR