Mostra Estufa

MOSTRA ESTUFA

Erva Daninha

A Mostra Estufa surge em 2018 como um laboratório para novos criadores ou propostas emergentes que procurem novas linguagens, estéticas e dramaturgias do circo contemporâneo.  A edição de 2021 tem um forte cunho internacional com propostas de artistas de várias nacionalidades que se apresentam aqui próximo da sua versão final ou mesmo em estreia absoluta. Três propostas que refletem técnicas de circo sólidas integradas em discursos cénicos modernos. A forte relação do corpo com o movimento revela uma tendência de multidisciplinaridade que integra o virtuosismo do circo em correntes estéticas atuais. A técnica fica ao serviço de um conceito, um pensamento, uma ideia. Uma vontade de dizer algo mais e de questionar o lugar das técnicas de circo numa dramaturgia contemporânea.

Organização ERVA DANINHA
Programação JULIETA GUIMARÃES E VASCO GOMES
Direção Técnica VASCO GOMES
Iluminação PEDRO NABAIS
Vídeo e Fotografia ASHLEIGH GEORGIOU
Coprodução TEATRO MUNICIPAL DO PORTO
Apoio REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA/DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES

MEMÓRIA

Maurício Jara & Bruno Machado [Portugal/Costa Rica]
É um projeto que visa estudar o que nos torna humanos: a capacidade de imaginar e criar realidades que transformam e moldam as experiências de cada um. É uma breve exploração da estranha natureza da nossa consciência. Pretende-se “pôr a nu” a complexidade do cérebro e dos seus “transtornos” de forma natural, para os desmistificar, abordando-os através do circo contemporâneo. Aprender a controlar os impulsos, emoções e tudo o que provém do mundo imaginário de cada ser humano não é uma tarefa fácil, mas é uma luta travada diariamente. Será possível aprender a tirar proveito dos “transtornos” humanos? Quem sabe, talvez o “pequeno” transtorno de cada um possa ser um superpoder?

Cocriação e Interpretação MAURICIO JARA | Cocriação BRUNO MACHADO | Pesquisa ANDRÉS JARA | Composição Musical LUCA ARGEL | Cenografia ANDRÉ SANTOS | Coordenação Técnica ANDRÉ BORGES | Desenho e Operação de Luz ANDRÉ CARVALHO | Produção SARA LAMARES | Gravação e Edição de Trabalho de Vídeo Arte, Design Gráfico, Vídeo e Fotografia ASHLEIGH GEORGIOU | Assessoria de Imprensa JOANA DE BELÉM

Mauricio Jara é artista e professor especializado em pinos, originário da Costa Rica, onde trabalhou até 2017 como artista independente e com a companhia de circo Punto Muerto. Atualmente vive em Portugal onde é professor de pinos e acrobacia, continuando a participar em criações, como intérprete.

Bruno Machado estudou na escola de circo EPAOE — Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô, em Lisboa e frequentou a Flic Scuola di Circo, em Itália, e o Conservaitoire for Dance and Drama na NCCA, no Reino Unido. Participou em vários projetos de circo contemporâneo e foi dirigido por José C. Garcia, Clara Andermatt e Max Reinert, entre outros. É diretor artístico e cofundador da Cia Umpor1, do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo e, a partir de 2017, organiza e dirige o CUPULA Circus Village Festival.

mostra estufa

MELLOW YELLOW

TBTF [Portugal/Brasil]
Nesta peça, a vida quotidiana e a performance unem-se. A vontade é que, entre estes dois elementos vistos em paralelo, a fronteira seja o mais ténue possível. Através do jogo, as noções concretas tornam-se abstratas e depois totalmente absurdas. Queremos obter inspiração na realidade para ir a um lugar inexistente e jogar com a noção comum a todos, o tempo. Intérprete, espectador, cada indivíduo desempenha o seu papel, o status não é definido por um papel, mas pelas ações realizadas. O espaço do palco não é definido pelas suas extremidades, mas pela perceção de cada um, e pela imaginação. As diferenças de culturas e idiomas revelam-se na criação das três personas em palco. Através de seu caráter único, encontram o seu caminho com a direção a um objetivo comum, criando Mellow Yellow – uma osmose entre os três universos complementares.

Direção Artística JOHAN LESCOP E ISABELLE LEROY (COREOGRAFIA) | Interpretação, Cocriação e Cenografia JURI BISEGNA, OTTAVIO STAZIO E RICARDO S. MENDES | Figurinos JUSTINE HAVARD | Desenho de Luz LESCOPYCATS | Fotografia JULIE CHERKI

Juri Bisegna, Ottavio Stazio e Ricardo S. Mendes são três artistas com áreas de formação distintas (circo, dança e teatro), mas que partilham uma mesma visão artística. Juntos, criaram Mellow Yellow, que lhes permitiu expandir seu vocabulário, levando-os a ir além dos limites de seus campos artísticos. Acreditam que uma obra de arte/performance não se limita a um único campo artístico. A motivação deste coletivo é libertar a criação ao romper as fronteiras entre todas as artes, empurrando cada uma delas para encontrar e colaborar com outros artistas. LESCOPYCATS é um coletivo no qual a arte é um conjunto de detalhes cuidadosamente arquitetados.

FERRO À FERRUGEM

Alan Sencades [Portugal/Itália]
A ferrugem é testemunha da ação do tempo sobre as vidas, sejam orgânicas, como a existência humana, ou inorgânicas, como o metal moldado nos instrumentos de sopro. ferro à ferrugem evoca melodias e imagens sobre a maturação, envelhecimento e renascimento dos corpos, sobre suas mudanças e memórias, sobre as distorções e adaptações que os dias impõem aos esqueletos vivos e inanimados.

Criação e Interpretação ALAN SENCADES | Música ao Vivo BÁRBARA LOPES (FAGOTE) | Iluminação RAFAEL FRANÇA
Alan Sencades é natural de Recife, Brasil. Iniciou licenciatura em Letras na Universidade Federal de Pernambuco, mas abandonou para se dedicar inteiramente às artes performativas, em particular ao circo. Em 2017, interessou-se pela roda cyr e começou a treinar de forma autónoma. Veio para Portugal para estudar INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo. Atualmente, tem desenvolvido sua pesquisa em circo como artista independente e integra o corpo docente da ACE - Academia Contemporânea do Espetáculo (Famalicão). Em 2020, completou o curso e estreou o espetáculo solo do ferro à ferrugem na Casa das Artes de Famalicão e participou no projeto CRECE com o espetáculo alejandra, apresentado no Teatro Circo Price, em Madrid.

NOVO CIRCO

2O21 | NOV 28

DOM – 18HOO

AUDITÓRIO

1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

7O MINUTOS [COM 2 INTERVALOS]

M/12

PARTILHAR