TELEFONIA

TELEFONIA

Telefonia é um grupo de música portuguesa inspirado por vários estilos musicais, como jazz, blues, bossa-nova e tradicional portuguesa, numa fusão de sonoridades que ecoam a tempos antigos. É uma banda predominantemente acústica, com sabor a belle époque, ao mesmo tempo naïf e jovial…

Com influências e caminhos distintos, os seus elementos encontram-se no amor pela música. As suas letras contam histórias de piratas e sereias, desgostos de amor e paixões de verão, a fantasia, a saudade, a vida e o sonho.

Percussões BRUNO POEIRA
Guitarra BRUNO TEIXEIRA
Voz e Guitarra CARLOTA BARROS
Sopros e Teclados MIGUEL CATALÃO
Guitarra NUNO CUNHA
Contrabaixo RUI MATEUS

BRUNO POEIRA é enfermeiro, músico, fotógrafo, professor… Na sua vida entrelaçam-se estes e outros papéis num ser humano divertido, simpático, mas também metódico e organizado e que, quem diria, não gosta de estar parado. Musicalmente iniciou os seus estudos no Conservatório de Música D. Dinis em guitarra e atualmente é professor deste instrumento. Também o saxofone cruzou a sua vida e foi músico na banda da Sociedade Musical Odivelense. Participou em vários festivais de música como compositor e intérprete e integrou diversos projetos musicais. Numa vida com tanto andamento, a percussão sempre foi um grande fascínio e a descoberta de novas sonoridades, ritmos e texturas.

BRUNO TEIXEIRA começou os seus estudos em 1998 no Conservatório de Música D. Dinis. Durante o seu ensino estudou Guitarra com o professor André Gross e José Mesquita Lopes e Composição e Formação Musical com Carlos Marecos. Fez parte da Orquestra de Guitarras do Conservatório e do Coro de Câmara, participando em quatro musicais organizados pelo Conservatório. Fez também masterclasses com o consagrado guitarrista e compositor Roland Dyens.

CARLOTA BARROS desde cedo demonstrou uma grande paixão pela música. Fez o quinto grau do Conservatório em Ponta Delgada em Formação Musical e o terceiro em Piano e Canto. Frequentou dois anos do Conservatório de Música D. Dinis onde viria a conhecer Bruno Teixeira que também integra o grupo Telefonia. Carlota compõe desde os seus 12 anos e gravou as suas três primeiras canções aos 14, na Antena 1 Açores. Aos 17 foi para Boston fazer um curso de verão na Berklee College of Music, tendo continuado a escrever e a compor desde então.

MIGUEL CATALÃO deu os primeiros passos na música aos 6 anos. Estudou na Sociedade Musical Odivelense, na Escola de Música Semibreve e no Conservatório D. Dinis (piano e flauta transversal). É também compositor e produtor, atuando como parceiro de alguns estúdios e artistas com trabalho de gravação, mistura e arranjos musicais.

NUNO CUNHA é músico e engenheiro, sendo-lhe possível compreender a música através de esquemas e fórmulas matemáticas. Tendo estudado Guitarra Clássica no Conservatório de Música D. Dinis, a relação quase familiar entre as cordas e as suas unhas faz com que pareça fácil trazer harmonia aos Telefonia. A sua versatilidade torna ainda possível que a banda explore vários géneros musicais que lhe são mais familiares, como o fado ou a bossa nova. E já que matematicamente não há limites, basta-lhe fazer umas contas e acaba por ser capaz de dar qualquer tipo de música à banda, com uma elegância única!

RUI MATEUS foi, desde sempre, autodidata, dedicou-se a partir da adolescência à aprendizagem de vários instrumentos, tocando fluentemente guitarra, piano e contrabaixo. Toca diversos estilos da sua predileção, como fado, música tradicional, bossa nova, blues e rock. Costuma dizer que é uma alma antiga e neste sentido considera que nasceu no tempo musical errado, pois entre as bandas da sua preferência, já poucas existem.


© Fotografia BRUNO POEIRA

MÚSICA

2O23 | MAI 27

SÁB – 21H3O

CAFÉ-TEATRO

1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

9O MIN

[JAZZ. CABARET. POP]

M/O6

PARTILHAR