MARTA LIMA
A ambição de Marta Lima em conferir ao pop português uma nova visão, com pequenas incursões pelas cores e ambientes do jazz e do indie, levou a que no início do ano de 2O2O iniciasse a escrita de canções delicadas e sinceras, denotando um claro cuidado pela harmonia entre a palavra e a música. No ano de 2O21 inicia o trabalho em banda, que juntou a si os músicos Francisco Santos (bateria), Afonso Lima (guitarra), Maria Carvalho (teclados) e Vasco Trindade (viola-baixo), desaguando na gravação do seu primeiro EP, a ser editado no ano de 2O23. “Murmúrio”, o seu primeiro trabalho, é composto por quatro temas produzidos pelo músico terceirense Cristóvam, misturados pelo produtor terceirense João Ornelas e masterizados pelo produtor australiano John Ruberto. Será com estas canções, e outras ainda por editar, que ornamentará os seus espetáculos ao vivo, que daqui em diante se vislumbrarão.
Voz e Guitarra MARTA LIMA
Bateria FRANCISCO SANTOS
Guitarra AFONSO LIMA
Teclados MARIA CARVALHO
Viola-Baixo VASCO TRINDADE
Técnico de Som RODRIGO PACHECO
MARTA LIMA nasce no ano de 1999, em Lagos. A conexão com a música foi ponto assente ao longo de praticamente toda a sua infância, tendo desenvolvido uma paixão crescente pelos anos fora. No ano de 2O2O inicia os seus estudos na escola de jazz do Hot Clube de Portugal, assumindo com preponderância e profissionalismo a sua carreira musical. A maturidade que viu em si brotar desde então, fez com que melhorasse a sua composição, despontando a vontade de partilha do seu trabalho para com o público. Este ano sairá o seu primeiro EP, de seu nome “Murmúrio”, que contará com quatro temas produzidos pelo músico Cristóvam, misturados por João Ornelas e masterizados por John Ruberto.
MARIA CARVALHO iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos no Centro Musical Dom Bosco (Escola Salesiana de Manique) tendo, mais tarde, ingressado na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas do Hot Club Portugal, onde estudou simultaneamente Bateria e Piano. Licenciou-se em Jazz e Música Moderna (especialização em Bateria), na Universidade Lusíada de Lisboa, e frequenta, atualmente, o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Colabora com vários artistas, tanto dentro como fora do jazz, como Oort, o Arauto ou Jacinta. Integra, desde 2O21, a banda da cantora Marta Lima.
VASCO TRINDADE nasceu a 24 de outubro de 1997, iniciando o seu percurso musical aos 9 anos em Sintra, de onde é natural. É aí, no Conservatório de Música Sons e Compassos, que se familiariza com o seu primeiro instrumento, a guitarra elétrica. É também durante este período que, de forma autodidata, aprende a tocar baixo elétrico e entra em contacto com variados estilos musicais, desde o rock, até ao pop, blues, funk, clássico e jazz. É neste último que se especializa, mais tarde, tendo concluído a Licenciatura em Jazz e Música Moderna em 2O19, pela Universidade Lusíada de Lisboa. Mais tarde, expande os seus horizontes através de inúmeros projetos musicais, tanto dentro como fora do jazz, como baixista. Atualmente é professor de guitarra clássica e elétrica na Academia Sinfonias, na Ericeira, e participa em vários projetos como baixista e guitarrista nas áreas do jazz, hip-hop e pop.
AFONSO LIMA nasce para a música aos 8 anos, introduzido aos estudos de guitarra clássica na Academia de Música de Lagos. O seu percurso inicial é marcado pelo seu rápido desenvolvimento técnico, que o ajudou à obtenção de prémios de sul a norte do país ainda em tenra idade. Descobre a guitarra elétrica aos 12 anos, sendo naturalmente encaminhado para o meio das bandas de garagem, onde ganha as primeiras noções de som, eletrónica, arranjo e espetáculo. Aos 18 anos, já em Lisboa, junta-se aos amigos da Faculdade de Direito e forma a primeira banda de originais, mas só mais tarde, com a fundação dos Falso Nove e a retoma dos estudos musicais na Escola de Jazz do Hot Clube, é que passa a levar a música com a preponderância do presente. Hoje em dia, para lá de Falso Nove, desempenha funções de guitarrista, de compositor e de arranjador no projeto de Marta Lima, tem uma banda de eventos privados e dá aulas a particulares. Atualmente, goza da felicidade de fazer e ver crescer os projetos em que atua, pretendendo prosseguir com o caminho de desenvolvimento destes.
FRANCISCO SANTOS tem 29 anos e é natural de Lisboa. Começou a estudar bateria aos 12 anos na escola Artmúsica; mais tarde mudou-se para a escola Interartes. Em 2O13 frequentou o 1º ano da Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Faculdade Lusíada. Em 2O14 ingressou no curso de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa. Atualmente é baterista freelancer, tendo já trabalhado com Marta Lima, JulinhoKSD, Sara Carreira, Cristóvam, Martim Vicente, Matay, Elisa, Tomás Adrião, Sara Cruz, Dji Tafinha, Beatriz Pessoa, Estraca, Adriana Lua, Sara Lawrence, Manel Rocha, Mimi Froes, entre outros.
©Fotografia MARGARIDA SOUSA
MÚSICA
2O23 | ABR 28
SEX – 21HOO
CAFÉ-TEATRO
1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS
6O MIN
[POP. INDIE POP]
M/O6
PARTILHAR