Marco Campaniça

MARCO CAMPANIÇA

integrado nas comemorações do Dia Mundial da Música

De pais para filhos chegam até aos dias de hoje as tradições de um povo! As canções enquanto testemunhos de vida, tocadas e cantadas com uma nova abordagem, que pretende aliar o tradicional ao contemporâneo. Viagem musical que recria momentos de convívio, ao som da Viola Campaniça e das Modas tradicionais que a acompanham, onde o público se sente usualmente convocado a ser, para além de espectador, intérprete.
É um projeto artístico criado pelo músico Marco Vieira, que reflete 15 anos vividos no Sudoeste Alentejano, onde conheceu a Viola de Arame Alentejana, a Viola Campaniça. Considerada a viola mais sexy de Portugal, dizem os seus tocadores, esta Viola possui uma cintura fina, característica que lhe confere unicidade, não só no que concerne ao seu aspeto, mas, e sobretudo, ao som das suas notas singulares que facilmente nos transportam numa viagem musical pelas paisagens singulares alentejanas. A curiosidade em conhecer esta Viola conduziu-o a um intenso trabalho de investigação, que incluiu o contacto próximo dos poucos tocadores que ainda existem em Portugal, e foi com eles que aprendeu a tocá-la, a entendê-la. Esta Viola é comummente acompanhada por modas típicas cantadas que mais não são, do que testemunhos das histórias vividas e experimentadas pelas gentes desta região portuguesa. A Viola Campaniça era tradicionalmente companheira de serões em família ou na tasca, momentos de partilha de histórias e tradições. Esta Viola de Arame Alentejana inspira à união de pessoas, idades e géneros. Este projeto tem na recuperação da Viola Campaniça, instrumento típico do Alentejo, uma oportunidade para aliar a tradição à contemporaneidade! 

Marco Vieira, também conhecido como Marco Campaniça, é natural de Oeiras, cresceu em Macau e vive atualmente entre Lisboa e o Alentejo. Músico profissional desde 1996, fez da música palco de vida, e da viola baixo a sua predileta forma de a expressar. Fez parte de diversificados projetos musicais, entre os quais: Pólo Norte, Mariária, WoodStone, The Same Ol ‘Blues, Mina d’Água, 1-Uik Project, Komodo Wagon, Eletro Cordel, tendo gravado diversos trabalhos discográficos. Ao longo do seu percurso somou algumas distinções, entre as quais: Em 1999, com os WoodStone, no Festival Prémios Maquete 98 do Porto a banda é distinguida com o prémio A Hora do Lobo, atribuído por António Sérgio, e é considerada a melhor banda de Rock, no ano seguinte, no mesmo festival. Em 2001, como os The Same Ol ‘Blues ganha o Prémio Rui Veloso, no Gaia Blues Festival e em 2006, com os Pólo Norte, o prémio melhor concerto ao vivo, da Central FM. Nos anos de 2008 e 2009, enquanto membro dos Mariária, a banda ganha o “Prémio SPA/Antena 1” e o 2º lugar no concurso “International Songwriting Competition”, na categoria de world music. A paixão pela música alentejana desperta no ano 2000, após uma atuação com os WoodStone no Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, num encontro inesperado, estonteante e inesquecível com a viola campaniça. Inspirado pela mesma, e motivado na sua perpetuação, em 2013 cria a Escola de Música Tradicional Alentejana, onde exerce funções de diretor e professor, tendo a mesma sido percursora dos projetos Os Açordas, Os Cavaquinhos do Mira, Campaniça do Mira e Sons do Mira, envolvendo assim os alunos na disseminação deste precioso património cultural. Com uma perspetiva renovada sobre a música tradicional, vê na recuperação da Viola Campaniça, instrumento típico do Baixo Alentejo, uma oportunidade para aliar a tradição à contemporaneidade! Criativo e inovador, Marco Vieira lança um novo olhar sobre a música tradicional.

MÚSICA

2021 | OUT 03

DOM – 16H30

AUDITÓRIO

10€ [PREÇO ÚNICO] | 35€ [ASSINATURA DIA MUNDIAL DA MÚSICA] 

60 MINUTOS 

M/6

A Assinatura “Dia Mundial da Música” inclui bilhetes para os espetáculos:
Patifes
– Tó Trips
LST – Lisboa String Trio
– Marco Campaniça

A reserva e compra desta assinatura deve ser feita diretamente com a Malaposta através dos seguintes contactos: ccmalaposta@gmail.com ou 212478240.

PARTILHAR