Da Voz Humana

DA VOZ HUMANA
[CICLO DA VOZ]

Escola de Mulheres

O ciclo de leituras “Da Voz Humana” celebra, em 2O21, o seu nono ano de existência e ocupa já o seu próprio lugar na agenda de um público que procura uma abordagem alternativa às leituras encenadas convencionais. “Da Voz Humana” é um espaço de encontros improváveis e sinergéticos que o caracterizam e lhe conferem importância. Com um conceito bastante informal, experimental, com conversas no decurso e no final de cada uma das sessões, entre autores, intérpretes e público, este ciclo tem revelado textos, na sua maioria inéditos, de autores contemporâneos, oriundos da literatura, da poesia e do teatro. Com a coordenação artística de Marta Lapa e a colaboração dos autores e dos artistas intérpretes, procura olhar, dizer, cantar, ouvir as palavras e contar histórias de quem as escreveu.

Coordenação Artística MARTA LAPA
Autoria JOANA BÉRTHOLO e MARGARIDA VALE DE GATO
Voz DAVID PEREIRA BASTOS e MARGARIDA CARDEAL
Violoncelo SANDRA MARTINS
Design Gráfico VALÉRIO ROMÃO
Direção de Produção e Comunicação RUY MALHEIRO

A Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, cujo nome foi beber inspiração à peça de Molière “L’école des femmes”, foi criada em 1995 em Lisboa por um conjunto de mulheres de gerações diferentes e experiências diversas e reconhecidas, mas com o sentimento comum do papel de subalternidade a que a mulher tem sido reduzida no Teatro português, quer na condução dos processos criativos, na política de repertórios ou no relacionamento com os poderes instituídos, bem como, de um modo geral, nas tarefas que envolvam poder de decisão. Pretende-se privilegiar a criação e o trabalho feminino no Teatro e promover e divulgar uma nova dramaturgia de temática e escrita femininas, quer nacional, quer estrangeira, na medida em que o repertório habitualmente representado nos nossos palcos não reflete, em nosso entender, o papel que nas últimas décadas a Mulher tem vindo a desempenhar, assim como as novas contradições que daí advêm, vinculando quase sempre pontos de vista masculinos sobre as mulheres e reproduzindo universos tipicamente masculinos. A 8 de Março de 1995 a Escola de Mulheres apresentou publicamente o seu manifesto por ocasião de um espetáculo a partir de textos de autoras portuguesas e que decorreu na Sociedade Portuguesa de Autores. A Direção Artística da Escola de Mulheres está a cargo de Fernanda Lapa e Marta Lapa. Em todos os projetos a equipa é complementada com muitos outros profissionais de diferentes áreas artísticas e técnicas – interpretação, encenação, cenografia, figurinos desenho de luz, produção, equipas de montagem…

©Fotografia RUY MALHEIRO

PALAVRA

2021 | ABR 15

NOVA DATA – JUL 15*

QUI – 21H00

AUDITÓRIO

10€ | DESCONTOS APLICÁVEIS | 38€ [ASSINATURA CICLO DA VOZ]

50 MINUTOS

M/14

*Devido às novas medidas anunciadas pelo Governo, este espetáculo foi adiado. Caso já tenha comprado bilhete, pedimos que contacte diretamente o local onde o adquiriu para efetuar a troca para a nova data ou para obter o seu reembolso. Agradecemos a compreensão.

A Assinatura “Ciclo da Voz” inclui bilhetes para os espetáculos:
– Da voz humana
– A Voz, a vós
– Os Poetas
– Lisbon Poetry Orchestra

A reserva e compra desta assinatura deve ser feita diretamente com a Malaposta através dos seguintes contactos: ccmalaposta@gmail.com ou 212478240.

PARTILHAR