POUR BIEN DORMIR
[FIMFA Lx22]
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS | A Tarumba
Mecanika
Quando a luz se apaga à noite, no quarto das crianças, tal como um sonho, as coisas e as personagens que povoam o nosso imaginário ganham vida. O mundo da noite está cheio de sombras, de coisas que não conseguimos ver bem, de aventuras, de personagens fantásticas e um pouco inquietantes.
Para enfrentar os medos da noite, “Pour Bien Dormir”, ou “Para Bem Dormir”, oferece-nos uma viagem divertida e poética, em que nos mostra monstros curiosos, criaturas incríveis, seres estranhos, misteriosos e cativantes.
“Pour Bien Dormir” é o encontro entre dois criadores de imagens, um marionetista e um ilustrador, Paulo Duarte e Tjalling Houkema, que nos conduz num imaginário cheio de sombras, imagens e de sons, entre o sonho e a realidade, entre o sono e a vigília.
É concebido como uma narrativa visual, um mergulho na poesia da ligação com estes seres fantasiosos, encantadores e cruéis, tão íntimos dos nossos medos, tentações e desejos.
“Pour Bien Dormir” cruza a marioneta e técnicas ancestrais, como o teatro de sombras, com pequenos apontamentos tecnológicos, característica habitual no trabalho da companhia MECANIkA, na exploração de diferentes linguagens artísticas.
“’Pour bien dormir’, de Paulo Duarte, é um convite para nomear os monstros invisíveis e desafiá-los para brincar (…). Numa viagem pelo mundo das sombras, a ilusão e o animismo são os veículos da narrativa poética; no jogo de mutação das formas, escalas e contrastes, as personagens inquietantes incitam a curiosidade, o frenesim do susto e do riso. Na passagem do assombrado ao encantado, a paisagem sonora criada pela música de Morgan Daguenet acolhe-nos num espaço onírico de mistério e evasão. Nesse espaço entre o sonho e a realidade, é possível dançar com os medos para os poder sossegar, encarar o que ganha vida quando as luzes se apagam, espreitar o inquietante. Pour bien dormir desafia-nos a brincar às sombras e a pregar sustos para descobrir o que se ilumina a seguir.” – Catarina Firmo, Sinais em Linha
Conceção PAULO DUARTE E TJALLING HOUKEMA
Interpretação PAULO DUARTE
Universo Sonoro e Programação de Som MORGAN DAGUENET
Desenho e Programação de Luz FABIEN BOSSARD
Olhar Exterior IGOR GANDRA
Fotografias PEDRO SARDINHA E ERIS MASSUA
Coprodução MIMA – ASSOCIATION FILENTROPE, ASSOCIATION BOUILLON CUBE, THÉÂTRE LE PÉRISCOPE, ASSOCIATION MARIONNETTISSIMO, COM O APOIO DA RÉGION OCCITANIE NO ÂMBITO DE “RÉSIDENCES ASSOCIATIONS”
Parceiros MIMA, MIREPOIX; MARIONNETTISSIMO, TOURNEFEUILLE; THÉÂTRE DU PÉRISCOPE, NÎMES; BOUILLON CUBE, CAUSSE DE LA SELLE; USINOTOPIE, VILLEMUR-SUR-TARN; ESPACE PÉRIPHÉRIQUE, PARIS; AU BOUT DU PLONGEOIR, THORIGNÉ-FOUILLARD – RENNES; JARDIN PARALLÈLE, REIMS; THÉÂTRE DES QUATRE SAISONS, GRADIGNAN; TEATRO DE FERRO, PORTO; FIMP, PORTO; MOMIX, KINGERSHEIM
Apoios DRAC OCCITANIE, RÉGION OCCITANIE; PYRÉNÉES MÉDITERRANÉE, LA RÉGION OCCITANIE; PYRÉNÉES MÉDITÉRRANÉE, SPEDIDAM; COLLECTIF EN JEUX; MONTPELLIER MÉDITERRANÉE METROPOLE
PAULO DUARTE é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e diplomado pela ESNAM – École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. Depois da sua passagem pela ESNAM, fundou com David Girondin Moab, a companhia Pseudonymo, que codirigiu até 2006, e alargou as suas experiências a diversos campos: cenografia, interpretação, encenação, conceção e construção de marionetas, objetos cénicos e teatro de objetos. Integrou a companhia Là Où – marionnette contemporaine, dividindo a direção artística com Renaud Herbin e Julika Mayer, de 2007 a 2011. Trabalhou com Roman Paska, Joan Baixas, Fanfare Mineable, CRÉA – Théâtre de Tournai, Zaven Paré, Allen Weiis, entre outros. Dirigiu diversos ateliers de formação no Institut del Teatre de Barcelona e no AMK (Turku, Finlândia). Tem participado como ator-manipulador e construtor de marionetas em vários projetos artísticos de companhias francesas, belgas, alemãs e espanholas. Ao longo do seu percurso participou em várias edições do FIMFA com “A Hora do Diabo”, “Deep News”, “Écumes”, “Petites Âmes” ou “Deep News #2”.
TJALLING HOUKEMA é um ilustrador holandês. Estudou na Gerrit Rietveld Academy e colabora com várias revistas e jornais. Os seus livros infantis têm formatos originais e múltiplos detalhes, que nunca esgotam o prazer da releitura. Os seus estranhos animais com histórias que se cruzam pintam um bestiário particular, do qual emerge uma grande humanidade. Houkema também produziu obras para filmes e programas de televisão para crianças. Depois de “A cauda do Sr. Kat”, esta é a segunda incursão de Paulo Duarte no universo deste ilustrador.
A companhia MECANIKA foi fundada pelo marionetista e construtor Paulo Duarte, radicado em França. O seu objetivo é desenvolver e explorar a marioneta atual, interagindo com outros campos artísticos contemporâneos, sob a forma de teatro de imagens. É um olhar para a realidade atual e o modo como a representamos. As várias produções de Paulo Duarte, ao longo da sua carreira no mundo das artes visuais ou performativas, formam uma perspetiva muito específica e singular, numa realidade metafórica e contemporânea. As suas propostas procuram sempre o sentido da imagem, do ímpeto inicial que constitui o motor de um projeto à imagem que fará o retrato visual/plástico. Pode ser natural ou artificial, visual ou não, tangível ou conceptual, assemelhando-se diretamente ao seu modelo ou, pelo contrário, relacionando-se com este de uma forma mais simbólica.
©Fotografia ERIS MASSUA
MARIONETAS
2022 | MAI 14 e 15
SÁB – 16HOO
DOM – 11HOO
BLACK BOX
8€ [ADULTO] | 6€ [CRIANÇA] | DESCONTOS APLICÁVEIS
30 MINUTOS
M/O3
PARTILHAR