Joana Raquel e Miguel Meirinhos

JOANA RAQUEL E MIGUEL MEIRINHOS
[FESTIVAL THEIA]

Ninhos” nasce de uma primeira colaboração entre Joana e Miguel, em que a palavra conduz à criação da música. Deste encontro surgiu uma série de temas que incorpora elementos do jazz e da música erudita. Procura, acima de tudo, ascender à organicidade que amarra os momentos escritos aos improvisados, numa temática que apela ao desamarrar das cordas: 

 “Acordámos num lugar livre. Livre das cordas com que nós próprios nos amarrámos. Acordámos num local amplo, diferente daquele onde adormecemos. Livres da própria redoma, respiramos infinitamente, sem que o oxigénio se esgote.” 

Na gravação do disco expandiram esta música e respetiva temática, criando-se assim um quarteto de Piano, Voz, Contrabaixo e Bateria, juntando-se Demian Cabaud e João Cardita. No Festival Theia com Yudit Almeida no Contrabaixo.  

Relata-se o libertar das amarras e a viagem de um chamariz, protagonista destas músicas e representação voadora de nós próprios. Conta-nos, através de letras, as adversidades da sua jornada pelos ares depois da sua emancipação. 

Voz, Letras e Composição JOANA RAQUEL
Piano e Composição MIGUEL MEIRINHOS
Bateria JOÃO CARDITA
Contrabaixo YUDIT ALMEIDA

JOANA RAQUEL tem vindo a dedicar-se nos últimos anos ao estudo e descoberta da sua voz. A prática da composição começou com a procura de uma identidade musical, recorrendo também à escrita de letras e textos, em português, que refletem as suas ideias e convicções. Na sua abordagem estão enraizados o jazz e a música improvisada, com fortes influências da música tradicional portuguesa. Integra maioritariamente projetos focados na criação de música original, tais como “doisnovetrês diagonal” com o saxofonista Daniel Sousa, o duo com o pianista Miguel Meirinhos “O Som das Palavras”, com o vibrafonista Tiago Baptista; “kiRi”, quarteto com João Cardita na bateria, Joaquim Festas na guitarra e Gianni Narduzzi no contrabaixo. Ao longo da sua formação frequentou a Licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), o Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra e a Academia de Música Valentim de Carvalho, no Porto. 

MIGUEL MEIRINHOS nasceu em 1998, é pianista e vive no Porto. Ao longo dos últimos anos teve a oportunidade de integrar vários projetos focados na interpretação de música original, tais como Mário Barreiros Quarteto, Nuno Campos Quarteto, North Camels Large Ensemble, Residencial 12.0, com João Pedro Brandão e Demian Cabaud e o duo com a cantora Joana Raquel. Em 2002 deu os primeiros passos na área da música, passando pela escola Bando dos Gambozinos, onde teve aulas de coro, formação musical, piano e música de câmara/combo. Ingressou no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o ensino secundário artístico especializado e na ESMAE concluiu a sua licenciatura em Performance Jazz. Na sua abordagem ao piano está enraizada a tradição jazzística, de onde são provenientes as suas principais referências. A sua conceção de harmonia e textura está também ligada a outras correntes musicais do séc. XX, com influências de compositores tais como Olivier Messiaen, Claude Debussy, Maurice Ravel, entre outros. Desta convergência de elementos com diferentes origens nascem as suas composições, de natureza essencialmente descritiva, quase visual. 

JOÃO CARDITA nasceu em 1995 e vive no Porto. O seu trabalho circula entre a música Jazz, Rock e Experimental. Baterista e membro integrante do quarteto de jazz Kiri, da banda Lucifer Pool Party, Barão Félix e Uniforme. Tem colaborado também com músicos como Demian Cabaud, Nuno Campos, Eduardo Cardinho, João Pedro Brandão e José Pedro Coelho. Atualmente frequenta a licenciatura em bateria jazz pela ESMAE. Estudou previamente no Conservatório de Música de Coimbra, que representou na 14ª Festa do Jazz do S. Luiz, onde ganhou o prémio de melhor instrumentista e melhor combo de Jazz. 

YUDIT ALMEIDA nasceu em Cuba em 1997. Licenciada em Contrabaixo Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE). Participou na gravação de dois CDs, um com o prestigiado pianista e compositor Mário Laginha e outro com a cantautora Keely Denham. Fez parte de festivais importantes a nível peninsular, como Porta Jazz, Nigrán Jazz, Canjazz, Guimarães Jazz e Respect (Hot Clube de Lisboa), entre outros.  Também tocou com grandes nomes do jazz atual, como Xan Campos, Iago Fernández, Seamus Blake, Rita Maria, Guillermo Klein, Jesús Santandreu, Yago Vázquez e Virxilio da Silva. Ganhou o segundo Prémio dos Jovens Músicos com o grupo Monokudopongo, e o Prémio Piano Meating. 

FESTIVAL THEIA | Mais informações aqui.

MÚSICA

2O22 | ABR 28

QUI – 21H3O

AUDITÓRIO

11€ | [PREÇO ÚNICO]
6€ | [ESCOLAS DE MÚSICA]

60 MIN

M/O6

PARTILHAR