PERFORMANCE | ENSAIO VISUAL THEIA
[FESTIVAL THEIA]
Existem áreas de trabalho onde a representatividade da mulher é bastante menor do que a os homens. A música, e em particular a música Jazz, é uma dessas áreas. Foi ao procurar no seu arquivo as imagens dos concertos de projetos com leader e/ou instrumentista feminina, que Catarina Loura se apercebeu da discrepância. E foi com base neste desiquilíbrio, e com o objetivo de refletir profundamente sobre esta problemática, que resolveu realizar este “Ensaio Visual Theia”, que utilizará a linguagem visual como potenciador desta reflexão. E porquê a linguagem visual? Porque é uma linguagem que, com o crescimento exacerbado da tecnologia (telemóveis, tablets, televisão), está muito próxima de nós.
O “Ensaio Visual Theia” terá 3 componentes: a Exposição Fotográfica, a Instalação e a Performance. A arte fotográfica fará a apresentação do problema, a instalação proporá ao espectador uma nova maneira de olhar para ver, e a performance apresentará uma reflexão sobre a mudança que a mulher terá de sofrer para conseguir ser ela própria.
A performance apresentará, simbolicamente, a mudança pela qual temos de passar enquanto mulheres, mas também enquanto seres humanos, para conseguirmos libertar-nos da formatação social e sermos nós próprios.
Criação, Interpretação e Pensamento Visual CATARINA LOURA
Folha de Sala CATARINA LOURA
CATARINA LOURA iniciou os seus estudos artísticos na área da música enquanto cantora, no Instituto Gregoriano de Lisboa e posteriormente na Academia de Amadores de Música. Devido a um problema de saúde abandonou a carreira profissional de cantora e dedicou-se ao estudo da fotografia no Atelier de Lisboa – Escola de Artes Visuais, com os professores Ana Janeiro, António Júlio Duarte, Bruno Pelletier Sequeira, Daniel Blaufuks, Jem Southam, José Luís Neto e Sandra Vieira Jürgens. Desde 2009 tem vindo a realizar diversas exposições coletivas e individuais, onde através da fotografia, instalação e performance apresenta o seu trabalho artístico. Encontra-se a terminar o mestrado em Cinema e Fotografia de Filosofia da Estética, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde o tema é a Memória, Auto-representação e Identidade no contexto da fotografia artística.
FESTIVAL THEIA | Mais informações aqui.
©Fotografia CATARINA LOURA
PERFORMANCE
2O22 | ABR 28
QUI – 19H00
BLACK BOX | FOYER
ENTRADA LIVRE [MEDIANTE LEVANTAMENTO DE BILHETE]
15 MINUTOS
M/O6
PARTILHAR