Ciclo de Conferências THEIA Dia 18 2023

CICLO DE CONFERÊNCIAS THEIA
[FESTIVAL THEIA]

O ciclo de conferências Theia deu início a um espaço construtivo e seguro de debate sobre a atual situação de representação de mulheres na música. Excedendo as expectativas na sua edição anterior, a participação do público demonstrou a necessidade de se partilharem vivências, ressignificar experiências discriminatórias através do conhecimento científico, e a necessidade de estimular iniciativas de micropolítica, como é o Festival Theia, enquanto motor de transformação social. Nesta 2ª edição partimos de novas questões para responder à pergunta maior: como construir um contexto artístico mais representativo e equitativo?

CONFERÊNCIA II | MULHERES E O ENSINO DA MÚSICA

É habitual considerar-se que a baixa participação de alunas em estudos de jazz é um fenómeno que antecipa a falta de representação de mulheres em contextos profissionais. Apesar da taxa de feminização no ensino especializado da música em Conservatórios em Portugal ser de 6O%, os contextos de ensino do jazz continuam a revelar uma profunda desigualdade de género. Vários autores apontam o ensino do jazz ainda como um contexto dominantemente masculino e com uma forte distinção de papéis musicais entre alunos e alunas. A tendência de alunos de jazz serem instrumentistas e alunas de jazz serem vocalistas tem um forte impacto nas suas futuras opções profissionais assim como no ecossistema artístico como um todo. Nesta conversa iremos abordar estratégias educativas que têm incentivado contextos de ensino mais equitativos, tentando também compreender que construções sociais sobre género poderão estar subjacentes às escolhas artísticas de alunas e alunos de música.

Moderação BEATRIZ NUNES
Convidadas GONÇALO MARQUES E PATRÍCIA PASCAL

BEATRIZ NUNES
é doutoranda em Ciências Musicais sobre questões de género no ensino do jazz, Beatriz Nunes despertou para a temática quando estava a fazer o mestrado em Ensino de Música e se apercebeu da falta de representação de alunas no jazz. Atualmente dá aulas de canto no Hot Clube de Portugal onde, em dez músicos, tem apenas dois rapazes e o resto são mulheres. Beatriz defende que há uma disparidade de género relativamente às escolhas. “Esta diferença na escolha académica terá depois impacto na vida profissional”. As mulheres priorizam o canto, enquanto os rapazes, se o escolhem, será como segundo instrumento. Beatriz Nunes é da música. Cresceu a ouvir MPB, Zeca Afonso e Madredeus. Em 2O11 substituiu Teresa Salgueiro no coletivo Madredeus, mas defini-la desta forma é injusto na medida em que a reduz. Beatriz Nunes é uma artista completa. Performer, professora e investigadora, conclui que as três componentes se influenciam umas às outras. Na sala de aula tem material de estudo para as questões de género e a consciência de palco dá-lhe traquejo como pedagoga. O ciclo de conferências do Festival Theia traz a lume todas estas questões em torno da mulher e a sua representatividade na música. A primeira aborda as Mulheres e a crítica Musical (17 nov.). A segunda refere-se à relação das Mulheres com o Ensino de Música (18 nov.). A terceira e última conferência (18 nov) discute as Novas Publicações sobre Música e Género. Pretende- se que este seja um espaço seguro de debate sobre a situação atual de representação das mulheres na música. Beatriz Nunes sugere também que não se perca a oportunidade única de se ver Fuentesanta e Ensamble Grande. “Figura de referência a nível internacional, destaque da nova geração de mulheres-artistas e também um modelo para as nossas alunas”.

GONÇALO MARQUES é trompetista, licenciado em 2OO5 na Berklee College of Music de Boston. É coordenador pedagógico da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas Hot Clube de Portugal e professor na Escola Superior de Música de Lisboa. É fundador da editora Robalo que desde 2O18 organiza o festival de jazz com o mesmo nome em Lisboa.

PATRÍCIA PASCAL está radicada em Londres desde 2OO7 e desenvolve trabalho na indústria da musica no circuito internacional desde 2OO1. É manager de Carmen Souza e de Theo Pascal, desde o início da sua carreira, para além de ser formada em Live Arts Management pela London Metropolitan University. Paralelamente à gestão da carreira de Souza e Pascal, desde 2O15, tem vindo a investir na sua paixão pela fotografia e promoção/desenvolvimento de novos talentos através do seu projeto jazznewblood.org. Este projeto inclui, entre várias iniciativas, um showcase anual, parte do London Jazz Festival, e uma editora digital que lança música gravada ao vivo por jovens talentos do Jazz em início de carreira. Durante o London Jazz Festival, faz também a curadoria do Festival WledJazz focado em projetos liderados por Instrumentistas. Depois de mais de 1O anos de colaboração como freelancer com a conceituada organização Inglesa – Tomorrow´s Warriors – em 2O22 passa, oficialmente, a fazer parte da equipa como Production Manager e responsável pela área de “Emerging artists”. É também membro da organização inglesa Jazz Promoters Network e, com os Tomorrow’s Warriors, parte da European Jazz Network. Em Portugal é cofundadora e residente internacional no espaço/studio – thisissessions.com.

FESTIVAL THEIA | Mais informações aqui.

CONFERÊNCIAS

2O23 | NOV 18

SÁB – 18HOO

BLACK BOX

ENTRADA LIVRE [MEDIANTE LEVANTAMENTO DE BILHETE]

75 MIN

M/12

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