CICLO DE CONFERÊNCIAS THEIA
[FESTIVAL THEIA]
O ciclo de conferências Theia deu início a um espaço construtivo e seguro de debate sobre a atual situação de representação de mulheres na música. Excedendo as expectativas na sua edição anterior, a participação do público demonstrou a necessidade de se partilharem vivências, ressignificar experiências discriminatórias através do conhecimento científico, e a necessidade de estimular iniciativas de micropolítica, como é o Festival Theia, enquanto motor de transformação social. Nesta 2ª edição partimos de novas questões para responder à pergunta maior: como construir um contexto artístico mais representativo e equitativo?
CONFERÊNCIA I | MULHERES E CRÍTICA MUSICAL
A produção de narrativas escritas sobre mulheres em contextos culturais é particularmente útil para compreender processos de validação e canonização de artistas femininas: que qualidades e características são utilizadas para valorizar o trabalho artístico produzido por mulheres nas artes do espetáculo, em particular na música?
Nesta conversa iremos abordar de um ponto de vista histórico de que forma a imprensa escrita antecipa a dimensão “mulher” na representação da figura artística feminina, avaliando-a primeiro através dos modelos de género esperados nessa sociedade, e só depois aplicando as expectativas transversais à proficiência artística. Num meio onde as mulheres ainda representam uma minoria, iremos também refletir sobre o papel da crítica na desconstrução de expectativas normativas em relação ao papel das mulheres na música.
Moderação BEATRIZ NUNES
Convidados ÂNGELA PORTELA E NUNO CATARINO
BEATRIZ NUNES é doutoranda em Ciências Musicais sobre questões de género no ensino do jazz, Beatriz Nunes despertou para a temática quando estava a fazer o mestrado em Ensino de Música e se apercebeu da falta de representação de alunas no jazz. Atualmente dá aulas de canto no Hot Clube de Portugal onde, em dez músicos, tem apenas dois rapazes e o resto são mulheres. Beatriz defende que há uma disparidade de género relativamente às escolhas. “Esta diferença na escolha académica terá depois impacto na vida profissional”. As mulheres priorizam o canto, enquanto os rapazes, se o escolhem, será como segundo instrumento. Beatriz Nunes é da música. Cresceu a ouvir MPB, Zeca Afonso e Madredeus. Em 2O11 substituiu Teresa Salgueiro no coletivo Madredeus, mas defini-la desta forma é injusto na medida em que a reduz. Beatriz Nunes é uma artista completa. Performer, professora e investigadora, conclui que as três componentes se influenciam umas às outras. Na sala de aula tem material de estudo para as questões de género e a consciência de palco dá-lhe traquejo como pedagoga. O ciclo de conferências do Festival Theia traz a lume todas estas questões em torno da mulher e a sua representatividade na música. A primeira aborda as Mulheres e a crítica Musical (17 nov.). A segunda refere-se à relação das Mulheres com o Ensino de Música (18 nov.). A terceira e última conferência (18 nov) discute as Novas Publicações sobre Música e Género. Pretende- se que este seja um espaço seguro de debate sobre a situação atual de representação das mulheres na música. Beatriz Nunes sugere também que não se perca a oportunidade única de se ver Fuentesanta e Ensamble Grande. “Figura de referência a nível internacional, destaque da nova geração de mulheres-artistas e também um modelo para as nossas alunas”.
ÂNGELA PORTELA é uma investigadora em musicologia histórica, tendo realizado o seu mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre “Mulheres Pianistas e Compositoras nos Salões Aristocráticos do Rio de Janeiro de 187O a 191O”. Atualmente, é bolseira da CAPES/Brasil no âmbito do curso de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa (CESEM/UNL).
NUNO CATARINO é crítico de jazz, colabora com o jornal Público desde 2OO7, publicando regularmente críticas de discos no suplemento Ípsilon. É o criador do primeiro blog português sobre jazz, A Forma do Jazz (2OO3). Em 2O19, publicou o livro “Improvisando – a nova geração do jazz português”, em coautoria com a Márcia Lessa, uma edição Hot Clube de Portugal. É responsável, desde janeiro de 2O22, pela coordenação editorial da revista Jazz.pt.
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CONFERÊNCIAS
2O23 | NOV 17
SEX – 18HOO
BLACK BOX
ENTRADA LIVRE [MEDIANTE LEVANTAMENTO DE BILHETE]
75 MIN
M/12
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