Constante Diálogo Com a Cor

CONSTANTE DIÁLOGO COM A COR

de Luís Bird Esteves

A seleção das obras apresentadas compreende os diferentes períodos e revelam a constante procura estética, o diálogo com as rimas plásticas e a expressão pessoal. Com o recurso à linguagem pictural, nas obras de cariz gestual da série “sonoridade” 2017 e nas de cores saturadas e de contrastes “fortes”, o artista explorou o universo intimista na descoberta de uma imagética pessoal, povoada de ambientes tranquilos e silenciosos, onde as metamorfoses e os sonhos estão presentes.

Citando Wassil Kandinsky, Do Espiritual na Arte. (…) A «Beleza interior» resulta de uma necessidade interior imperativa, de uma renúncia às formas convencionais de Belo (…) Por compreender que poderá ser um elemento perturbador, o artista assina no verso das obras.

LUÍS BIRD ESTEVES
Nasceu em 1958 e reside em Alverca do Ribatejo. Relacionou-se com os Artistas do concelho onde reside e frequentou vários ateliers livres e workshops. Entre 1998 e 2006, frequentou o Curso de Formação Artística SNBA – Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa; em 2004 participou no jornal a Ponte “a outra face” H. S. Francisco Xavier; em 2012 participou no evento “Os Artistas vão à Escola”, parceria com o Centro de Documentação, C. M. de Lisboa e os professores da EB1/JL Santo António; em 2014 iniciou a apresentação do projeto artístico como Luís BIRD Esteves, nome próprio e apelido. BIRD, personificação de pássaro e como na arte procura liberdade, o caráter intuitivo e mental, e os pensamentos autónomos; de 2018 a 2019 lecionou Desenho, parceria com Divisão de Cultura no CCB-S e Pintura, parceria com a Divisão de Habitação e Intervenção Social de V F Xira; em 2019 foi selecionado no concurso internacional de Pintura e Escultura do Boeira Garden Hotel. Foi selecionado no concurso de Artes Plásticas a nível nacional para a exposição da XXI Bienal de Artes Plásticas da Festa do “Avante” e para o Prémio de Artes Bruxa D´Arruda. Participou desde 1996 em mais de 50 exposições individuais e coletivas.

EXPOSIÇÃO

JUN – 12 a JUL – 26

TER a SÁB – 14H30 às 18H00

FOYER

ENTRADA LIVRE

M/3

PARTILHAR