MATÉRIA
Batata & Joana Manaças
A Matéria é um projeto de encontros, gratuitos e abertos à comunidade, com regularidade mensal, para a partilha de práticas de diferentes artes performativas, que têm o corpo como veículo primário de expressão e que se ocupam das questões do mundo a partir do corpo e das suas múltiplas dimensões. Uma vez por mês, dois artistas juntam-se, durante 4 horas, para dançar e pensar, com quem se quiser juntar.
A primeira edição da Matéria desenvolveu-se entre janeiro de 2O19 e junho de 2O2O, num total de 15 encontros, circulando por 9 espaços diferentes da cidade de Lisboa. A edição passada da Matéria foi documentada através do podcast 2 dedos de Matéria.
Nesta segunda edição, o projeto irá envolver 1O artistas diferentes, que irão partilhar com o público as suas metodologias e práticas artísticas, num total de 1O encontros, entre outubro de 2O23 e julho de 2O24.
Cocuradoria CATARINA VIEIRA, JOSEFA PEREIRA, HENRIQUE FURTADO VIEIRA E ARTISTAS PARTICIPANTES
Artistas Participantes BATATA & JOANA MANAÇAS
Apoio Financeiro REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA/DGARTES – DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES
Apoio CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA / MINUTOS REDONDOS / CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELAS, BIBLIOTECA DE LISBOA/CML, QUINTA ALEGRE / CML, ESPAÇO DA PENHA / O RUMO DO FUMO
BATATA nasceu em Estremoz em 1995. Performer e criadora transdisciplinar com foco na investigação queer e questionamento de corpos marginalizados, reivindicando a sua presença e visibilidade, numa pesquisa que visa uma abordagem queer enquanto self-care. Através da escrita, dança, teatro e ficção pretende reescrever passados, corrigir apagamentos históricos. [eduardobatata.pt]
JOANA MANAÇAS é atriz, bailarina, criadora e trabalha em pedagogia e mediação cultural. É licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança (2OO3/2OO7) e em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2O11/2O14). Desde 2OO5 tem trabalhado com diversos criadores, nomeadamente Guillermo Weickert, João Brites, Luís Miguel Cintra, Teresa Ranieri, Jorge Silva Melo, Miguel Moreira, Sebastian Prantl, São José Lapa, Madalena Victorino, Teatro da Cidade, Os Possessos, Mascarenhas Martins, Manuel Graça Dias, João Botelho, João Leão, Amauri Tangará. Em 2O14 cofunda os auéééu, uma companhia de teatro que visa a criação coletiva multidisciplinar assente numa relação de poder horizontal.
©Fotografia THOMAS LENDEN
ENCONTROS
[DANÇA.ARTES PERFORMATIVAS]
2O24 | JAN 13
SÁB – 15HOO
BLACK BOX
ENTRADA LIVRE [MEDIANTE INSCRIÇÃO]
4 HORAS
M/16
LOTAÇÃO MÁXIMA: 15 participantes
DATA LIMITE DAS INSCRIÇÕES :
JAN 1O
PARTILHAR