Beatriz Duarte Luisa Bento Vulto 2023

vul•to

Beatriz Duarte e Luísa Bento 

Controlada por cada passo, cada palavra, cada vestido… Numa obsessão cria o irreal, detém-se na exaustão, acorda e refaz o dia anterior. Prisioneira de um tempo sonolento, segue linhas ditadas por quem não vê. Declara-se lúcida. Compreende que o céu é frágil e inseguro. Sabe que é ali o fim do voo e numa melodia infinita, silenciosamente, faz o seu eco ressoar… não pára de acreditar.

Trata de um esforço por criar uma individualidade do ser que acaba por se deter na exaustão e, num tom nostálgico, o desalento acaba por predominar. É na margem entre a lucidez e a alienação que este projeto nasce. Com a nuvem do livro “1984” de George Orwell, nasce uma peça que retrata uma tentativa de sair da multidão, de construir um lugar sagrado e traçar linhas abstratas num lugar de absolutismo.

Não fala sobre a perda ou o ganho, as emoções ou o visceral. Fala sobre a vida anestesiada e o esforço para despertar os sentidos adormecidos. Retrata o desalento perante a realidade, com a réstia de esperança numa melodia que se perpetua.

Com o intuito de criar uma peça que una a voz à dança e à criação de um ambiente sonoro e visual, pretende-se gerar um ambiente nostálgico e intimista, com um reconhecimento de um sentimento de alienação que levam à criação de sinergias entre o corpo, o movimento e o espaço que nos rodeia.

Criação BEATRIZ DUARTE E LUÍSA BENTO
Interpretação BEATRIZ DUARTE, ELISA MOURA E LUÍSA BENTO
Captação e Pós-produção de Vídeo MARIANA SOTTO MAYOR
Fotografia FRANCISCO CARDOSO
Apoios COMPANHIA OLGA RORIZ, ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON, LARGO RESIDÊNCIAS E SEMENTE – PROJETOS PARA AUDIOVISUAIS, TOUDANCE – ACADEMIA DE DANÇA E MOVIMENTO E EKTA

BEATRIZ DUARTE inicia-se na dança aos 5 anos. Frequentou o Ginasiano e a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, onde aprendeu técnicas como Cunningham e Graham. Frequentou também a Formação de Bailarinos na Dance Spot, sob orientação dos professores Rita Galo, Ângela Clemente e Nuno Gomes. Participou em diversos workshops, entre eles, um de Técnica Gaga/ Repertório Ohad Naharin com Idan Porges. Em 2O19, frequentou o Summer Intensive – Performact onde trabalhou com Vittoria de Ferrari, Martin Kilvady, Alexandros A. Greco e Máté Mészáros. Em 2O21, participou num workshop de repertório da Companhia Akram Khan dirigido por Nicola Monaco e frequentou um pequeno curso das técnicas de Flying Low e Passing Through com David Zambrano. Terminou, em 2O2O, o curso integral da FOR Dance Theater da Companhia Olga Roriz e integrou durante dois anos o Projeto Quorum orientado por Daniel Cardoso. Trabalhou com Benvindo Fonseca em 2O19/2O2O, participando na peça “Missa Crioula”, apresentada na Póvoa de Varzim e em Lisboa. Em setembro de 2O2O participou no Festival Todos e em junho de 2O21 no programa Cultural da Câmara Municipal do Seixal, como bailarina da companhia Olga Roriz com o excerto da peça “Antes que Matem os Elefantes”. Integrou o elenco da peça “Tchôn” de Benvindo Fonseca, estreada em Lisboa. Em 2O21 participou em “Sinais do Tempo” de Daniel Cardoso, apresentada na Póvoa de Varzim. Enquanto criadora e também intérprete, criou, em conjunto com Luísa Bento, o vídeo-dança, “Manifesto de uma desconhecida”, apresentado na Quinzena de Dança de Almada 2O21, e um excerto da peça “vul•to”, apresentado na Associação BOTA Anjos, ambos apresentados no Festival Entrelaçados 2O21 em Portimão. Criadora e intérprete de “vul∙to”, peça que estreou a 7 de dezembro de 2O22, no Teatro Bocage.

LUÍSA BENTO iniciou a sua formação aos 5 anos. Passou pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, entre o 5º e o 7º ano. Aos 14 anos começou a formação da Royal Academy of Dance, na escola Dança Livre, onde fez até ao grau Avançado 1. Aí iniciou-se também em dança contemporânea. Entre 2O11 e 2O13 esteve na companhia DL Works, dirigido por Ricardo Freire, uma companhia de dança contemporânea da Dança Livre, onde trabalhou com Benvindo Fonseca e Miguel Esteves. Em 2O17 fez o Curso Modular da FOR Dance Theater dirigido por Olga Roriz. No ano seguinte fez o primeiro ano do Curso Integral. Desta forma desenvolveu as suas capacidades como bailarina e performer. Em 2O19, frequentou o Summer Intensive – Performact trabalhando com Vittoria de Ferrari, Martin Kilvady, Alexandros A. Greco e Máté Mészáros. Em dezembro de 2O19 participou no espetáculo “Carmina Burana” dos La Fura dels Baus, através da Lisbon Film Orchestra. Em setembro de 2O2O e junho de 2O21 participou no Festival Todos e no programa Cultural da Câmara Municipal do Seixal, como bailarina pela companhia Olga Roriz, com o excerto da peça “Antes que Matem os Elefantes”. Enquanto criadora e também intérprete, criou, em conjunto com Beatriz Duarte, o vídeo-dança, “Manifesto de uma desconhecida”, apresentado na Quinzena de Dança de Almada 2O21, e a performance “vul•to”, apresentada na Associação BOTA Anjos, ambos apresentados no Festival Entrelaçados 2O21 em Portimão. Criadora e intérprete de “vul∙to”, peça que estreou a 7 de dezembro de 2O22, no Teatro Bocage.


©Fotografia FRANCISCO CARDOSO

DANÇA

2O23 | MAI 13 e 14

SÁB – 2OHOO
DOM – 16H3O

BLACK BOX

1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

45 MINUTOS

M/O6

PARTILHAR