INART BEYOND SIGNS

BEYOND SIGNS
[FESTIVAL INART]

Vo’Arte, Fattoria Vittadini e DLAN

Beyond Signs” é um projeto europeu a 2 anos que pretende melhorar a integração social da comunidade surda através da cooperação artística, envolvendo-os ativamente nas artes performativas, desde a criação à encenação, passando pelos países UE envolvidos e indo ao encontro dos diferentes públicos mistos. “Beyond Signs” prevê três caminhos paralelos que contribuem igualmente para o processo de integração entre as diferentes línguas, culturas e comunidades, em boas práticas coletivas e partilháveis. São apresentados três espetáculos:

A CAMINHO DO AGORA” [VO’ARTE / PORTUGAL]

Sobreviver à rotina esperando um sonho. Um sonho que existe no agora, no momento, no destino.

O PALHAÇO TRISTE” [DLAN / CROÁCIA]

Escrito e dirigido por: Angel Naumovski. Esta é uma história sobre tentar fazer isso “lá fora”, num mercado implacável cheio de concorrência dura. O protagonista acha isso impossível ao enfrentar o seu único e mais difícil oponente – ele mesmo. Ao longo da performance, entramos num mundo de nossas próprias frustrações, medos e preocupações, acompanhando o protagonista enquanto ele descobre o seu eu oculto, o seu alter-ego, que estava enterrado sob a sua ansiedade, silenciosamente à espera para ser trazido à tona e colocado sob os holofotes da vida. A performance ilustra a inevitabilidade de abraçar o nosso lado sombrio, mesmo quando somos nós próprios quem traz luz para a vida dos outros.

TENS DE SER SURDO PARA ENTENDER” [FATTORIA VITTADINI / ITÁLIA]

A performance é inspirada pelo poema de mesmo nome, escrito pelo Professor surdo W. J. Madsen, nos anos 197Os, narrando tópicos que não são familiares ao grande público (ouvinte) – mas que são ainda assim vivenciados todos os dias pelos surdos e prestar através de uma técnica de performance que beira o símbolo visual e a poesia.

Direção Artística [Croácia] ANGEL NAUMOVSKI
Interpretação LINO UJČIĆ E MING SHENG PI
Intérprete Língua Gestual DORIJANA KAVČIĆ

Direção Artística [Itália] DIANA ANSELMO E RITA MAZZA
Interpretação DANIEL BONGIOANNI E NIKITA LYMAR
Intérprete Língua Gestual CHIARA DI MONTE

Direção Artística [Portugal] TONY WEAVER
Realizador ZÉ LUIS REBEL
Interpretação IVAN FLORES E MARTA SALES
Consultadoria Artística BRUNO RODRIGUES
Consultoria e Coordenação de Língua Gestual Portuguesa JOANA SOUSA
Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa ANDREIA ESTEVES E MIGUEL RALHA

Gestor de Projeto RICCARDO OLIVIER [IT], ANA RITA BARATA [PT] E RENATO VRBOS-RASETA [HR]
Organização e Desenvolvimento de Públicos ANNALISE LUISE [IT]
Captação de Financiamento ANNA SIRONI [IT]
Gestão Financeira CESARE BENEDETTI [IT] E CHIARA BOSCARIOL [IT]
Assessoria de Comunicação e Imprensa SARA PRANDONI [IT]

ANGEL NAUMOVSKI (HR) nasceu em Benkovac, Croácia, em 197O. Angel é um artista amador de renome que deu provas ao desenvolver numerosas representações interdisciplinares com o grupo de teatro da Associação DLAN na Croácia e no estrangeiro. Durante os últimos vinte anos, foi autor e diretor de mais de vinte espetáculos de teatro em linguagem gestual e de vários workshops experimentais de teatro em linguagem gestual, dança gestual, poesia gestual, visual vernacular e outras metodologias performativas que empregam soluções técnicas e tecnológicas mais sofisticadas. Angel também foi autor do primeiro espetáculo de teatro croata em língua gestual “Planet of Silence”, antes do reconhecimento oficial da linguagem gestual croata e ganhou um prémio de melhor encenação durante o Primeiro Festival de 2OOO. Atualmente é o Diretor Criativo da Associação DLAN e o seu representante mais proeminente.

RITA MAZZA [IT] cresceu em Turim e, depois de se formar na Escola de Arte, em 2OO3 matriculou-se no DAMS – Departamento de Arte, Música, Cinema e Teatro. Em 2OO5 juntou-se como atriz a uma pequena companhia de teatro em Turim, colaborando na encenação de espetáculos para público fluente ou não em língua gestual. Como não encontrou muito acesso à linguagem gestual em Itália, em 2OO8 mudou-se para Londres a fim de prosseguir uma carreira como atriz gestuante. Interpretou Sarah em “Filhos de um Deus Menor” por Mark Medoff na produção da Artists Associate. Atualmente é a Diretora Artística do Festival del Silenzio em Itália e trabalha como intérprete gestuante em Esemplari Femminili por Fattoria Vittadini. Dá também conferências e workshops sobre língua gestual e cultura gestuante, e sobre o acesso à comunicação. LIS – Língua Gestual Italiana – é a sua língua materna, mas também é fluente em DGS – Língua Gestual Alemã e LSF – Língua Gestual Francesa.

TONY WEAVER [PT] nasceu em Lisboa, Portugal, em 198O. É ator e artista. Trabalha na Associação Portuguesa de Surdos como professor para alunos surdos na área do Teatro. É fundador do FilmeSurdos, onde dirigiu, produziu e participou como ator e realizador em 15 longas e 9 curtas-metragens, bem como diretor de teatro na Associação Portuguesa de Surdos, tendo encenado três grupos diferentes com três atuações (desde 2O15). Está em processo de aprendizagem no mundo do teatro e, como ator, participou em várias peças de teatro: “3,5O x 2,7O (três e meio dois setenta)”, no âmbito do Projeto Europeu Sign & Sounds, da VO’ARTE e também no espetáculo e projeto teatral “ALDEBARÔ, da Terra Amarela. Foi também ator na peça “A Fada Juju” e a “Festa dos Sentidos”, de Plano 6. Tony participa em vários workshops de dança, língua gestual e teatro e em 2O19 participou no Workshop de Dança Contemporânea, no âmbito do Primeiro Festival Europeu de Arte e Deficiência (Atenas, Grécia).

©Fotografia ANASTASIA LEKONTSEVA

CRUZAMENTOS
[DANÇA TEATRO]

2O22 | JUL 2O

QUA –  21HOO

SALA EXPERIMENTAL

1O€  | DESCONTOS APLICÁVEIS

9O MINUTOS

M/O6

[PT/IT/HR]

Acessível para surdos e ouvintes / Conversa no final do espetáculo em Inglês, LGP e IS.

PARTILHAR