CAR12

CAR12 - A GRANDE VIAGEM

Trigo Limpo/ACERT

Espetáculo músico-teatral [sem palavras] 

HUMORADO | INVENTIVO | SIMPLES | LIBERTO | EMOTIVO | GENUÍNO 

Um dueto em viagem num veículo surpreendente! Uma dramaturgia mágica, humorada e emocionante. Uma andança divertida e comovente onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos [mais de uma dezena] especialmente para esta criação artística. Sem palavras, ou melhor, com a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, melodias e atitudes teatrais dos intérpretes. 

“Dois geniais criativos que, tendo a música como especialidade, surpreenderam pela capacidade de descobrirem o teatro que tinham a borbulhar desde há muito, muito tempo. A preparação do espetáculo revelou uma entrega alucinante com a genica de cientistas loucos. Este duo trabalhou incansavelmente para criar esta joia. Como filigrana, cada objeto cénico/instrumento foi engenhosamente fabricado com a precisão de um relógio. Nem uma única palavra é dita, deixando que cada gesto, som, atitude e relação possuam um dom que permita que cada espetador escreva no seu livro afetivo, a história de dois artistas que, em tempos tão sombrios, estendem a mão, não para esmolar, mas para que, de uma vez por todas, a sociedade reconheça a importância da cultura e das artes numa sociedade que não quer perder o direito de sonhar e ser feliz.” (José Rui Martins)

Ideia Original MIGUEL CARDOSO
Conceção e Interpretação ANDRÉ CARDOSO E MIGUEL CARDOSO
Encenação JOSÉ RUI MARTINS
Construção de Instrumentos MIGUEL CARDOSO
Apoio Construção do Car12 JOSÉ JOÃO CARDOSO
Som LUÍS VIEGAS
Desenho LUZ PAULO NETO
Desenho Gráfico ZÉ TAVARES
Figurinos RAQUEL COSTA
Fotografia CARLOS TELES E RUI COIMBRA
Vídeo DANIEL NUNES E GUSTAVO DINIS
Produção ACERT – ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE TONDELA
Estrutura Financiada Por REPÚBLICA PORTUGUESA, DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES E MUNICÍPIO DE TONDELA

ANDRÉ CARDOSO e MIGUEL CARDOSO, companheiros de aventura, músicos, cruzam-se nos palcos há mais de uma dezena de anos. Desde então, descobrem que irão estar ligados por muitos quilómetros e horas de trabalho, atuando, ensaiando e criando em conjunto.  Alguns destes trilhos tiveram a ACERT como domicílio emotivo. São cerca de duas dezenas os projetos artísticos em que participam, maioritariamente musicais, deste o folk e jazz ao universo da música clássica e erudita. 

Para além das criações eminentes teatrais, a ACERT produz espetáculos de outras áreas artísticas, ampliando o seu universo de participação e envolvimento com associados e criadores que mantêm uma proximidade regular com o seu projeto de atuação mais global, nomeadamente músicos, escritores, artistas plásticos e videastas. CAR12 é mais uma marca desta viagem de afinidades. Tendo como génese o grupo de teatro TRIGO LIMPO (1976), a ACERT é uma associação cultural que tem prosseguido a afirmação da criação teatral da sua equipa artística profissional multidisciplinar, apostada na descoberta de interceções entre novas linguagens das artes performativas, como forma de potenciar uma intervenção teatral experimental, consequente, criativa e socialmente integrada numa intervenção cultural comunitária e cosmopolita desconcentrada pelo país e estrangeiro. A matriz artística ao longo de mais de quarenta anos de existência originou mais de 130 novas criações teatrais apresentadas no país e no estrangeiro, para além da programação regular do seu teatro e centro de recursos culturais, Novo Ciclo ACERT, polo dinamizador de formação e da realização de festivais anuais de músicas do mundo (Tom de Festa) e de teatro (FINTA).

©Fotografia CARLOS TELES

CRUZAMENTOS
[MÚSICA TEATRO]

2O22 | OUT 22 e 23

SÁB –  16HOO
DOM –  11HOO

SALA EXPERIMENTAL

8€ [ADULTO] | 6€ [CRIANÇA] | DESCONTOS APLICÁVEIS

6O MINUTOS

M/O6

PARTILHAR