Amigos Imaginários

AMIGOS IMAGINÁRIOS

de Rita Barbosa

Amigos Imaginários é um filme-performance no qual o público é convidado a assistir à projeção de um filme, em fase de montagem, que é sonorizado ao vivo num estúdio de “foley”*. Uma especulação sobre o que poderá ser o cinema, tirando partido de um dos artifícios mais ullizados para a construção da ilusão da verdade. O filme propõe desiludir o espetador, impedindo que este se esqueça da irrealidade e dos truques da magia do cinema, ao fazer crer que tudo é verdade. Um realizador diletante e três performers não-profissionais do “foley” fazem do filme uma partitura. Enquanto o gesto dos performers procura de forma literal e obsessiva os ruídos que mexem com as coisas e com os seres do filme, o que vemos é o desmantelar da ilusão, pondo a nu os mecanismos da mentira. O realizador aproveita-se da oportunidade para jogar com as possibilidades, fazendo experiências com narrações, que oscilam entre o mundo contado em pequenas e lúdicas histórias e o mundo comentado em desabafos de um montador inquieto. A natureza das imagens e dos sons é construída a partir de uma coleção de anotações, entre o diário e o ficcional, num contraponto entre imagem-filme e imagem-performance. Como num espaço neo-cubista, a verdade é libertada de um automatismo percetivo, abrindo caminho ao acaso e evocando fantasmas – os amigos imaginários.

*Foley (ou bruitage) é uma técnica de criação de efeitos sonoros gravados em estúdio, onde sons de passos, portas a fechar, trovões, etc., são reproduzidos por sonoplastas em sincronia com o filme, com o objetivo de conferir mais realismo às cenas.

Realização e Direção Artística RITA BARBOSA
Design de Som RUI LIMA E SÉRGIO MARTINS, COM A PARTICIPAÇÃO DE JONATHAN SALDANHA
Performance RUI LIMA, SÉRGIO MARTINS E FILIPE PEREIRA
Produção HENRIQUE FIGUEIREDO
Técnico de Som MANUEL REIS
Direção de Cena HELENA RIBEIRO
Desenho de Luz MÁRIO BESSA
Técnico de Luz JOÃO MONTEIRO
Cartaz e Design Gráfico DAYANA LUCAS E PEDRO NORA
Direção de Fotografia JORGE QUINTELA
1º Assistente de Imagem MIGUEL ÂNGELO
2º Assistente de Imagem BRUNO MEDEIROS
Montagem RITA BARBOSA
Colorista NUNO GARCIA – SPECTACULAR STUDIO
Fotografia de Cena ALÍPIO PADILHA
Apoio Financeiro CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO/ CRIATÓRIO , SPA, AGECOP
Apoio TAKE IT EASY, PLANAR, TEATRO DO BOLHÃO, CIRCOLANDO, MALA VOADORA, SPECTACULAR STUDIO
Residência de Coprodução O ESPAÇO DO TEMPO
Agradecimentos ÓPERA ISTO ASSOCIAÇÃO, HOTEL VILA GALÉ PORTO, EPES – ESCOLA PROFISSIONAL DE ECONOMIA SOCIAL, FUNDAÇÃO ESCULTOR JOSÉ RODRIGUES, LIPOR, ASSOCIAÇÃO DE COMANDOS, ANA CAROCINHO, ANA PAULA SOUSA, ANTÓNIO SELAS, BRUNO BOGARIM, CLÁUDIA SANTOS, DAYANA LUCAS, DANIEL OLIVEIRA, DANIEL RIBAS, EKATERINA SOLOMINA, FILIPE PUREZA, FRANCISCO ALVES, JANINE LAMAS, JOANA DILÃO, JOÃO PEDRO DIAS, JOAQUIM FERNANDES, JORGE GARCIA, JOSÉ MANUEL CASTRO, MARIA VARELA, MARIANA DIXE, MIGUEL GUIA, NANICA, NUNO GARCIA, PAULA MARQUES, PATRÍCIA CARVALHO, PEDRO BARREIRAS, PEDRO NORA, PEDRO NUÑES, RUI HORTA, SOFIA ARRISCADO, SUSANA PICANÇO

Rita Barbosa é realizadora e artista visual. Licenciada em Artes Digitais, no curso de Som e Imagem da UCP (2002). Escreveu e realizou a curta metragem “À Noite Fazem-se Amigos”, produzida por O Som e a Fúria, com estreia internacional no 69º Festival de Locarno. Escreveu, realizou e encenou o filme-performance “Amigos Imaginários”, apresentado no Festival Temps D’Images e no Rivoli, em 2019. É realizadora de anúncios publicitários na produtora el-Hey. Na área do teatro, dança e performance colaborou na criação, conceção visual, vídeo e cenografia de vários projetos, entre eles: “Três Dedos Abaixo do Joelho”, de Tiago Rodrigues; “Sabotagem”, de Lígia Soares e Miguel Castro Caldas; “O Esplêndido”, de Andresa Soares. Realizou vídeos experimentais como “Get Bent”, “Pop Fish”, apresentados em exposições e festivais como Fundação Cartier, Impakt e Courlsane.

CRUZAMENTOS
CINEMA.PERFORMACE

2021 | DEZ 04 e 05

SÁB – 21H00
DOM – 16H00

AUDITÓRIO

12€ [DESCONTOS APLICÁVEIS]

70 MINUTOS 

M/12

PARTILHAR