Quatro Contos
de Gabriel Abrantes
Um programa de quatro curtas de Gabriel Abrantes, incluindo Freud Und Friends (2015), Uma Breve História de Princesa X (2016), Os Humores Artificiais (2016), As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra (2018).
Estas curtas foram estreadas em festivais prestigiados, tal como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, a Berlinale, Festival del Film Locarno, Toronto, entre outros, e, no seu conjunto, os filmes alcançaram mais de vinte cinco prémios.
O programa está organizado por ordem cronológica, dividido em quatro capítulos que sublinham os lugares que servem como pano de fundo dos filmes:

FREUD UND FRIENDS
[Lisboa | Ficção | 2015 | Língua: Inglês e Português | 20 Minutos]
Com a ajuda dos mais consagrados neurocientistas, “Herner Werzog” viaja ao interior do cérebro de artistas e cineastas de todo o mundo e documenta os seus sonhos. Em Lisboa, o jovem realizador Gabriel Abrantes será a vítima desta experiência.
Realização GABRIEL ABRANTES
Guião GABRIEL ABRANTES, DAVID PHELPS
Direção de Fotografia JORGE QUINTELA
Som RAFAEL CARDOSO
Montagem MARGARIDA LUCAS
Música NORBERTO LOBO
Produção GABRIEL ABRANTES
Coprodução INDIELISBOA

UMA BREVE HISTÓRIA DE PRINCESA X
[Paris e Nova Iorque | Ficção | 2016 | Língua Original: Inglês | 7 Minutos]
Um retrato delirante da escultura Princess X de Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha bisneta de Napoleão, a Marie Bonaparte.
Título Original A BRIEF HISTORY OF PRINCESS X
Realização GABRIEL ABRANTES
Produção GABRIEL ABRANTES, ARTIFICIAL HUMORS, BENJAMIN COOK, LUX / ICO JUSTIN TAURAND, LES FILMS DU BÉLIER
Argumento GABRIEL ABRANTES
Fotografia JORGE QUINTELA
Montagem MARGARIDA LUCAS
Som CARLOS ABREU
Atores Principais FRANCISCO CIPRIANO, JOANA BARRIOS e FILIPE VARGAS

OS HUMORES ARTIFICIAIS
[Brasil (Aldeia Yawalapiti e São Paulo) | Ficção | 2016 | 30 Minutos]
Os Humores Artificiais segue o robô Andy Coughman na sua odisseia à procura do humor e do amor. Foi rodado no Mato Grosso (Canarana e nas aldeias Yawalapiti e Kamayura dentro do Parque Indígena do Xingu) e em São Paulo.
Realização GABRIEL ABRANTES
Guião GABRIEL ABRANTES
Com MARGARIDA LUCAS, GILDA NOMACCE, IVO MÜLLER, AMANDA RODARTE
Direção de Fotografia JORGE QUINTELA
Direção de Arte DAYSE BARRETO, TATIANE TAKAHASHI, DIOGO HAYASHI VISUAL FX IRMALUCIA
Edição MARGARIDA LUCAS
Cofinanciado por FUNDAÇÃO SERRALVES, BIENAL DE SÃO PAULO, COLECCIÓN INELCOM e INSTITUTO DO CINEMA E AUDIOVISUAL
Produção GABRIEL ABRANTES
Produzido por ARTIFICIAL HUMORS

AS EXTRAORDINÁRIAS DESVENTURAS DA MENINA DE PEDRA
[Paris (Encore no Louvre) | Animação | 2018 | 20 Minutos]
Cansada de ser um ornamento arquitetónico banal, uma escultura foge do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris.
Título Original LES EXTRAORDINAIRES MESAVENTURES DE LA JEUNE FILLE DE PIERRE
Realização GABRIEL ABRANTES
Com LIZA LAPERT, VIRGIL VERNIER, VIMALA PONS, ALEXIS MANENTI, ANNIE MERCIER, CAROLINE DERUAS
Produzido por LES FILMS DU BÉLIER (FR), ARTIFICIAL HUMORS (PT)
Produção JUSTIN TAURAND, GABRIEL ABRANTES
Direção de Fotografia KANAMÉ ONOYAMA
VFX / Animação IRMA LUCIA (JOSÉ́ ANDRÉ́, CARLOS ALMEIDA)
Som PHILIPPE DESCHAMPS, JULES JASKO, MATTHIEU DENIAU
Direção de Arte VICTOR MELCHY
Montagem MARGARIDA LUCAS
Música GABRIEL ABRANTES
Financiado por ICA – INSTITUTO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL, FRANCE TÉLÉVISIONS, CENTRE NATIONAL DU CINÉMA ET DE L’IMAGE ANIMÉE, LA VILLE DE PARIS, EN PARTENARIAT AVEC LE CNC
Gabriel Abrantes (1984, EUA). O seu trabalho tem sido galardoado com numerosos prémios em festivais como a Berlinale, Locarno, entre outros. O seu trabalho foi exibido no Palais de Tokyo em Paris, no Museu Serralves no Porto, no MIT List Visual Arts Center em Boston, e no KW em Berlim. Os seus filmes estrearam na Biennale de Venezia, Locarno Film Festival, Berlinale, e Toronto International Film Festival.
Humores Artificiais, fundada em 2015 por Gabriel Abrantes, a ARTIFICIAL HUMORS produziu as curtas-metragens O CORDEIRO DE DEUS, OS HUMORES ARTIFICIAIS, A BRIEF HISTORY OF PRINCESS X e LES EXTRAORDINAIRES MESAVENTURES DE LA JEUNNE FILLE DE PIERRE, estreadas e premiadas em festivais de renome internacional, como o Festival de Cannes – Competição Oficial, Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores, Berlinale, Locarno, Toronto International Film Festival, New York Film Festival e, festivais nacionais de referência
como o IndieLisboa e Curtas Vila do Conde, entre outros. No total, os seus filmes já́ ganharam vinte prémios. Todas as obras foram estreadas na televisão francesa (nos canais Arte e France2). “A Brief History of Princess X” foi estreada em sala no Reino Unido e em Portugal, contando com mais de 30.000 espectadores. Todas as curtas da Artificial Humors foram estreadas em streaming VOD. A produtora ambiciona alargar o seu leque de realizadores, tomando a produção de “O Cordeiro de Deus” como ponto de partida (atualmente em rodagem), e continuando esse objetivo com a curta-metragem de Margarida Lucas. A Artificial Humors tem três longas-metragens de ficção em desenvolvimento (em coprodução com França e Estados Unidos).