CURTAS PREMIADAS
[INDIELISBOA]
Gabriela Meirelles, Clara Anastácia, Diego Marcon, Arne Hector, Luciana Mazeto, Minze Tummescheit, Vinícius Lopes, Ary Zara
O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos, exibindo mais de 27O filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome. As secções do festival incluem ainda programas temáticos, que promovem o debate sobre assuntos relevantes, com o objetivo de apresentar uma seleção conceptual e geograficamente diversificada.
Nesta sessão iremos apresentar quatro curtas premiadas no IndieLisboa.
ESCASSO
Gabriela Meirelles e Clara Anastácia
2O22 | BRASIL | FICÇÃO | 16 MINUTOS | M/16
Um mockumentary político que, com um piscar de olhos, nunca fala de política. É impossível não gostar de Rose, que está a ocupar uma casa recentemente abandonada. Os pertences da anterior dona ainda lá estão e a nova “inquilina” diz-se apenas a cuidar da casa, pela qual sente afinidade. Ganhou o prémio de Melhor Curta de Ficção.
Argumento CLARA ANASTÁCIA
Fotografia LUÍS GOMES
Som ÍSIS ARAÚJO
Montagem BRUNO RIBEIRO
Com CLARA ANASTÁCIA
Produção CLARA ANASTÁCIA, ÉRICA DE FREITAS, GABRIELA MEIRELLES
CLARA ANASTÁCIA e GABRIELA GAIA MEIRELLES são um duo criativo decolonial formado por duas mulheres que vivem na diáspora brasileira. O seu trabalho é focado em discutir o espaço de filmes feios e famintos, nascidos num país que exporta beleza. Clara Anastácia, 3O anos, nascida na Pavuna, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, é guinista e escritora. Autodidata, tem vindo a desenvolver trabalhos que visam a inclusão e a diversidade. Em 2O2O integrou o grupo de guinistas da Netflix Brasil – pela produtora Lereby -, onde desenvolveu o guião juntamente com o realizador Daniel Filho e a guionista Ana Maria Moretzsohn. Ainda com a Netflix, Clara Anastácia integrou o Colaboratório Criativo de 2O21, um projeto que seleciona os melhores jovens criadores negros do Brasil e propõe um estudo aprofundado nas técnicas de guionismo com o objetivo de criar conteúdos para a plataforma streaming. Em março de 2O21 publicou, pela FLUP-RJ, o conto “é preciso derramar leite” na releitura do livro “Quarto de despejo” da escritora Maria Carolina de Jesus. “Escasso” é sua estreia como realizadora audiovisual. Gabriela Gaia Meirelles é uma realizadora, argumentista e artista multimédia nascida no Rio de Janeiro, Brasil. Através de imagens ruidosas, o seu trabalho procura a interseção entre cultura popular, subversão dos papéis de género e o realismo fantástico para construção de perspetivas e narrativas decoloniais. A sua curta-metragem mais recente, “Afeto” (2O19, 15’), filme sobre arquitetura e ocupação feminina do espaço urbano, foi vencedor do Saint Lucia Prize for Best International Experimental Short Film 2O19 no 17º Bogoshorts, Colômbia; menção honrosa no Festival de Cinema de Vitória e eleita Melhor Curta-Metragem noutros cinco festivais nacionais. Também teve filmes exibidos na Aqua Art Fair Miami, International Video Art House Madrid, LISFE – Leiden International Short-Film Experience Holanda.
THE PARENTS’ ROOM
Diego Marcon
2O21 | ITÁLIA | ANIMAÇÃO | 1O MINUTOS | M/16
Tão hilariante quanto desconfortável, esta balada de morte de uma família podia ter sido uma canção de Nick Cave and the Bad Seeds. Venceu o Grande Prémio de Curta-Metragem e o Prémio de Melhor Curta de Animação.
Argumento e Montagem DIEGO MARCON
Fotografia PIERLUIGI LAFFI
Produção CAMILLA ROMEO, JACQUI DAVIES
DIEGO MARCON é um artista visual que trabalha principalmente com cinema e vídeo. Os seus trabalhos foram exibidos em exposições individuais e coletivas, em espaços como Fondazione Prada, Milão; Museu MADRE, Nápoles; Instituto de Artes Contemporâneas de Singapura, Singapura; La Triennale di Milano, Milão; Museu MAXXI, Roma; MACRO, Roma; Museion, Bozen; PAC – Padiglione Arte Contemporanea, Milão; Centre International d’Art et du Paysage, Vassivière; Galeria Whitechapel, Londres; Fondation d’Entreprise Ricard, Paris; Museu Boijmans Van Beuningen, Roterdão. Os seus filmes foram exibidos em festivais de cinema, incluindo Quinzena dos Diretores, Festival de Cinema de Cannes, Cannes; Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Roterdão; Viena, Viena; Cinema du Réel, Paris; Courtisane – Nota sobre Cinema, Gante; BFI, Londres; FID Marselha, Marselha.
URBAN SOLUTIONS
Arne Hector, Luciana Mazeto, Minze Tummescheit e Vinícius Lopes
2022 | ALEMANHA, BRASIL | DOCUMENTÁRIO | 3O MINUTOS | M/16
Um filme que cria um contraste entre a experiência de um artista europeu no Brasil, em tempos coloniais, e uma contemporaneidade povoada de porteiros que observam a vida dos prédios, refletindo sobre quem neles mora e na sua profissão. Venceu o Prémio de Melhor Curta de Documentário e o Prémio Amnistia Internacional.
Argumento ARNE HECTOR, LUCIANA MAZETO, MINZE TUMMESCHEIT E VINÍCIUS LOPES
Fotografia LUCIANA MAZETO E MINZE TUMMESCHEIT
Som ARNE HECTOR, LUCIANA MAZETO, MINZE TUMMESCHEIT E VINÍCIUS LOPES
Montagem ARNE HECTOR E MINZE TUMMESCHEIT
Com ÁLVARO ROSA COSTA, HEINZ LIMAVERDE, IVO ALEXANDRE JUNIOR, IVO MEDEIROS, LEO MACIEL, MARTIN CLAUSEN, SANDRA DANI, ZÉ DE PAIVA
Produção ARNE HECTOR, MINZE TUMMESCHEIT, DANIELA MAZZILLI E LETÍCIA VIEIRA
UM CAROÇO DE ABACATE
Ary Zara
2O22 | PORTUGAL | FICÇÃO | 2O MINUTOS | M/16
Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis encontram-se numa noite em Lisboa. São duas pessoas com realidades dispares que até ao amanhecer fazem a sua troca de mundos numa dança cativante que os desafia. Uma história de empoderamento, livre de violência para nos despertar dias melhores. Venceu o Prémio Novo Talento The Yellow Color e o Prémio do Público de Curta-Metragem.
Argumento ARY ZARA
Fotografia LEANDO FERRÃO
Som CYRIL SANTOS
Montagem SARA MARQUES
Com GAYA MEDEIROS E IVO CANELAS
Produção ANDREIA NUNES
CINEMA
2O22 | JUN 11
SÁB – 2OH3O
SALA DE CINEMA
4€ [PREÇO ÚNICO]
2O21, 2O22 | ALEMANHA, BRASIL, ITÁLIA E PORTUGAL | ANIMAÇÃO, DOCUMENTÁRIO, FICÇÃO
76 MINUTOS
M/16
PARTILHAR