Bostofrio Où Le Ciel Rejoint La Terre [Ciclo Trás-Os-Montes]

Bostofrio Où Le Ciel Rejoint La Terre [Ciclo Trás-Os-Montes]

de Paulo Carneiro

Numa aldeia remota no interior de Portugal, um jovem realizador quebra a lei do silêncio para desenterrar a história dos seus avós. Bostofrio é composto por uma série de conversas, tão íntimas quanto divertidas, nas quais é o próprio realizador que se implica na ação e questiona os habitantes (muitos deles, seus familiares) sobre quem era, e como era, o seu avô. Nesta investigação, que simultaneamente observa os gestos do trabalho enquanto puxa pela língua das gentes, levanta-se o véu de uma ruralidade ainda cheia de segredos e meias verdades.

Realização e produção PAULO CARNEIRO
Coprodução RED DESERT
Fotografia PEDRO NEVES
Som Direto RICARDO LEAL
Montagem de Som MÁRIO DIAS
Misturas de Som NUNO CARVALHO
Montagem ANDRÉ V. ALMEIDA, FRANCISCO MOREIRA, PAULO CARNEIRO e PEDRO NEVES
ELENCO CASEMIRA, TI MARIA, LUCÍLIA, OCTÁVIO, TI SAUL

PAULO CARNEIRO
Paulo Carneiro nasce em Lisboa, em 1990, cidade onde vive e trabalha. Licenciado em Som e Imagem na ESAD.CR. Participou em vários workshops em Portugal e no estrangeiro com técnicos e realizadores como: Jean Paul Mugel, Joaquim Pinto, Chris Price, Želimir Žilnik, Albert Serra, Andrei Ujică, entre outros. Trabalha desde 2011 em realização, produção e montagem com: João Viana, Feldman, Benard da Costa, Manuel Mozos e Rob Rombout. Água para Tabatô, a curta/making of que realizou em 2014, teve estreia mundial no Jihlava IDFF. É mestrando na ESTC.

FESTIVAIS
Indielisboa International Film Festival, Portugal – menção especial do Júri; Filmes do Homem Festival de Documentário de Melgaço, Portugal – melhor documentário português; Caminhos do Cinema Português, Portugal – prémio da imprensa; Panorama Coisa de Cinema, Brasil; Festival Internacional de Cinema de Rennes, França; Encontros Cinematográficos de Cèrbere-Portbou – prémio do rayon vert; Festival de Cinema Della Lessinia, Itália; Fiorenzo Serra Film Festival, Itália; Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai; Global India International Film Festival, India – melhor realização; Europa 61, Semana do Cinema Europeu, Porto – representante Portugal; Beldocs, Festival Internacional de Documentário de Belgrado, Sérvia; Cronograf, Festival Internacional do Filme Documentário, Moldávia; Festival de Cinema Etnográfico do Pará, Brasil; Mostra de Cinema Português em Macau; My True Story Film Festival, EUA.

CINEMA

Filme que sucede a exibição da curta-metragem O HOMEM DE TRÁS-OS-MONTES

OUT 16

SEX – 22H00

SALA DE CINEMA

3€ [PREÇO ÚNICO]

DOCUMENTÁRIO | 2018

70 MINUTOS

M/12

PARTILHAR