Best of 2019

BEST OF

Curtas de Vila do Conde | Extensão 2019

O Curtas Vila do Conde é um festival internacional de cinema criado em 1993. É um dos principais acontecimentos cinematográficos e culturais em Portugal dedicado às curtas-metragens. O programa BEST OF CURTAS DO CONDE é composto por 5 curtas-metragens representativas do que de melhor se apresentou no festival deste ano.

mesa para dois no carpa - david bruno

[FRANCISCO LOBO | 2019 | Portugal | FIC 3’38"]
Esta é uma viagem visual, sentimental e literal pelos lugares de Mafamude que a canção de David Bruno evoca. Através de uma série de planos fixos que se sucedem num encadeamento ele próprio musical, visitamos os cenários que mais tarde farão o roteiro de uma promessa de uma noite romântica. Mesmo antes de ouvir a proposta, já estamos convencidos por esta construção de uma mitologia própria e a reconquista de um imaginário reconhecível. Estamos nos subúrbios e afinal, os neons, os prédios e o drive- through podiam ser em New Jersey, mas são em Vila Nova de Gaia.

PURPLEBOY

[ALEXANDRE SIQUEIRA | 2019 | Portugal/França/Bélgica | ANI 13’55"]
No princípio era o verbo. Enquanto semeiam um grão na terra, um homem e uma mulher discutem sobre a possível identidade de género desse grão, reproduzindo estereótipos sociais e culturais. (“É macho, pó...) que estão normalizados nas nossas sociedades contemporâneas. À medida que cresce, Oscar vai-se sujeitando a diversos constrangimentos, uns mais simbólicos, outros mais explícitos, e acompanhamos os dilemas próprios de quem procura construir uma identidade enquanto tenta corresponder às expectativas exteriores. “Purpleboy” é uma animação que aborda, de forma poética e afetiva, uma realidade cultural complexa, e cada vez mais fraturante em várias sociedades mais conservadoras. Esta é a estreia absoluta de Alexandre Siqueira no curtas Vila do Conde, mas “Purpleboy” conta já no seu curriculum com o importante prémio Arte do MIFA Pitching do prestigiado Festival internacional du film d’animation D’Annecy, o mais importante do Cinema de animação.

PANIQUE AU VILLAGE - LA FOIRE AGRICOLE

[STÉPHANE AUBIER, VICENT PATAR | 2019 | Bélgica/França | ANI 26’12"]
Como recompensa pelos seus bons resultados na escola, Cavalo oferece a Índio e Cowboy bilhetes VIP para a feira agrícola, mas uma queda que o leva ao hospital faz com que Cavalo fique temporariamente amnésico e se esqueça onde guardou os bilhetes. Este é o mote para mais um episódio desta saga rural invulgarmente absurda, a cuja imaginação delirante é difícil resistir. Patar & Aubier atingiram em 2012 notoriedade universal com a longa-metragem “Ernest & Celestine”, mas há quase três décadas que desenvolvem as suas personagens alucinantes, com um sentido de humor que alia uma loucura um pouco ingénua e inocente a um carácter poético-surrealista tipicamente belga. O Curtas Vila do Conde vem apresentando em competição desde 1996 as suas mais emblemáticas criações, como as séries “Pic Pic André Shoow” ou esta “Panique Au Village”.

LOS QUE DESEAN

[ELENA LÓPEZ RIERA | 2018 | Suíça/Espanha | FIC 23’33"]
Elena López Riera documenta algumas das regras e procedimentos de uma invulgar competição columbófila que se realiza na sua terra natal, no sudeste de Espanha, e em que o pombo vencedor é aquele que consegue atrair a única fêmea do bando e passar o maior tempo possível junto dela, em voo ou no solo. Os árbitros da competição conhecem os pássaros pelos nomes – alguns tão inusitados como Ford Fiesta, Laranja Mecânica ou Insert Coin – e distinguem-nos através das cores garridas com que os criadores os pintam. “Los Que Desean” regista o investimento e a dedicação com que os participantes, todos homens e de várias gerações, treinam os seus pombos para uma competição baseada não na rapidez, mas no desejo, uma elegante metáfora que invoca subtilmente os temas da masculinidade e da sedução nas comunidades patriarcais do Mediterrâneo. Um encontro entre o ancestral e o contemporâneo em que tradições tão familiares para os locais se revelam extraordinárias aos olhos de estranhos. “Los Que Desean” marca a estreia de Elena López Riera no Curtas Vila do Conde.

NEFTA FOOTBALL CLUB

[YVES PIAT | 2018 | França | FIC 17’]
Na sua primeira participação no Curtas Vila do Conde, o realizador francês Yves Piat utiliza uma história fictícia para nos demonstrar como se comportaria a inocência de uma criança de 5 ou 6 anos. Amante de futebol, Abdallah encontra no deserto, juntamente com o seu irmão, uma mula que transportava droga, mas que ele acredita ser detergente. De forma ingénua, Abdallah resolve utilizar o suposto detergente para desenhar as linhas de marcação no seu campo de futebol, para assim poder jogar futebol com os seus amigos.

CINEMA

2019 | NOV 16

SÁB – 21H00

SALA DE CINEMA

3€ [PREÇO ÚNICO]

CURTAS-METRAGENS

70 MINUTOS

M/12

PARTILHAR