LUPO

LUPO
de Pedro Lino

CINEMA

NOV 8

SEX – 21H30

SALA DE CINEMA
3€ [PREÇO ÚNICO]

DOCUMENTÁRIO | 74 MINUTOS | 2018
M/12


Cineasta singular, a melhor história do italiano Rino Lupo foi a sua própria vida.
E agora, finalmente vamos contá-la.
Um retrato sobre a vida de Rino Lupo, um dos pioneiros do cinema europeu e o seu misterioso desaparecimento nos anos 30. Sete países, três pseudónimos, duas famílias e dezenas de filmes, Cesare Rino Lupo foi um contador de histórias com uma veia rebelde, um realizador irrequieto com um sentido de aventura, mas acima de tudo um sonhador ambicioso.
Mas como é que este realizador caiu no esquecimento após ter realizado filmes como “Os Lobos” e “Mulheres da Beira”? Ao tentarmos compreendê-lo, rapidamente percebemos que a sua vida é como um puzzle, do qual muitas das peças parecem ter desaparecido. Talvez seja esse um dos aspetos que o torna tão irresistível.
De Roma a Berlim, Paris a Moscovo, Varsóvia a Lisboa, refazemos o percurso deste “camaleão” do Cinema, misturando filmes e fotografias de arquivo, com a realidade atual.
E ao fazer esta viagem, descobrimos as diferenças e semelhanças entre o Cinema no seu início e hoje em dia.

Pedro Lino: realizador nascido no Porto, trabalha entre Portugal e Londres. Formou-se em Arte e Design e desde 2004 tem apresentado projetos como produtor e realizador. A sua carreira começou com o filme de animação A Menina Gorda, que obteve vários prémios – entre os quais o “Jovem Cineasta Português” no Festival Internacional de Animação CINANIMA.
Em 2011 realizou Terra, sua primeira curta de documentário, a que se seguiu O Nome Dela, em 2014, ambos exibidos internacionalmente.
Tem obtido várias distinções, tais como a de Melhor Animação nos Prémios Shortcutz em 2012, com O Homem da Cabeça de Papelão e foi seleccionado para os Berlinale Talents do Festival de Berlim em 2008, “Short Support Scheme” através do British Council em 2011 ou o Doculab do Festival de Guadalajara, México em 2014.

Realização e Argumento PEDRO LINO
Interpretação BRIGITTA WAGNER, CLÁUDIO SIMON, DANIELA NEUMANN, MÓNICA QUEIROZ, NUNO DIOGO, INÊS BRANCO, JOÃO PEDRO PLÁCIDO, ANA RAMOS, CARLOS NASCIMENTO, ARTUR MARTINS, GUILHERME QUEIROZ, ANTONIO FELICIANO, MADALENA SOUSA, GIOVANNI BATTISTA e GUARINI
Direção de Fotografia JOÃO PEDRO PLÁCIDO
Desenho de Som PEDRO GÓIS
Música original BUDDY PEACE
Montagem PEDRO LINO, JOÃO NICOLAU e PEDRO PAIVA
Produção UKBAR FILMES
Produtores PABLO IRAOLA e PANDORA DA CUNHA TELLES
Com o Apoio ICA, RTP e CINEMATECA PORTUGUESA