TRIO JER
Música de câmara contemporânea com instrumentos raros

MÚSICA

JUN 30

DOM - 18H30

AUDITÓRIO
8€ [ADULTO] | 6€ [CRIANÇA]

60 MINUTOS

M/6

Bilhetes disponíveis em:Bilheteira Online - Comprar Bilhetes


O Ensemble JEROs Plásticos de Lisboa, a completar o seu 30.º aniversário, é um grupo de artistas-músicos especialmente formado para interpretar um repertório para instrumentos de plástico (toy instruments), música instrumental e teatro musical. Foi fundado em 1990 e é dirigido por José Eduardo Rocha (JER). O Ensemble — que tem uma formação variável e actua com artistas convidados — já realizou cerca de duas centenas de espectáculos, em Portugal, Espanha e Alemanha.

O Trio JER, formado pelos membros do Ensemble JER, José Eduardo Rocha (violino Chicco), Duncan Fox (violone barroco) e Vasco Lourenço (piano), evoca o clássico trio de câmara (violino, violoncelo, piano), mas substitui os tradicionais instrumentos de corda por instrumentos alternativos e raros, poeticamente equivalentes: o violino Chicco® (um brinquedo musical), que substitui o violino, deixou de ser fabricado em 2000, o violone barroco (da família das violas de Gamba), que substitui o violoncelo, foi abandonado em 1725.

O repertório do Trio, constituido por composições e arranjos originais de José Eduardo Rocha, explora todas as combinações instrumentais que esta formação oferece, em solos, duos e trios, num aliciante alinhamento cénico e musical. Ouviremos Prelúdios & Fugas sobre o nome de Carlos Paredes, ‘Estrela’ para Violone, Sonata da Chiesa, Noitibó, Balada para Violone e Piano, Trio op. 55, e ainda algumas surpresas extra-programa.

Durante o concerto estarão disponíveis para venda ao público, dois CDs com obras de José Eduardo Rocha, editados pela Jerverlag.

Violino Chicco JOSÉ EDUARDO ROCHA
Violone em Sol DUNCAN FOX
Piano VASCO LOURENÇO

 
RODAPÉ