DANÇA INCLUSIVA

DANÇA INCLUSIVA
de CiM – Companhia de Dança

OFICINA

DEZ 21

SÁB - 16H30 às 18H30

BLACK BOX
3€ [PREÇO ÚNICO - criança mais 1 acompanhante]

2 HORAS
Aberto à comunidade e em especial às famílias




A oficina procura explorar diferentes metodologias da dança contemporânea através da prática de técnicas que configuram o movimento como extensão do corpo, e desenvolvem a consciência do mesmo por parte de cada participante. A oficina pretende estimular o relacionamento interpessoal entre os participantes, fortalecendo a relação corpo/sentidos através de uma abordagem aos conceitos base da improvisação, assente em experiências de comunicação através do movimento partilhadas entre todos, sendo o corpo o principal instrumento de observação e trabalho. Pretende-se criar um espaço de pesquisa, de uma linguagem de movimento comum aos participantes, de percepção e integração das potencialidades de cada um, no sentido de trabalhar sobre os limites do corpo como inspiração para a criação.

A CiM – Companhia de Dança, criada em 2007, tem vindo a promover uma abordagem pioneira da criação artística face à inclusão, através da dança e da imagem. A CiM procura a diversidade de caminhos e um constante enriquecimento através de experiências, onde a multidisciplinaridade surge como impulso de novos métodos de trabalho e de exploração artística.
Desenvolve um trabalho regular de formação e sensibilização em torno das relações entre dança, (d)eficiência e integração, trabalhando a criatividade, a cooperação e a comunicação, tendo em vista a incorporação de ideias sobre autonomia, diversidade, capacidade, limite e mudanças de paradigma.
Com um repertório constituído por doze espetáculos – apresentados em território nacional em mais de vinte e nove cidades e, internacionalmente, em doze países distintos, com a participação de uma centena de artistas com e sem deficiência – e com uma forte componente de formação (promoveu cerca de quarenta oficinas, com mais de dois mil participantes e promove projetos como o Geração SOMA, que trabalha com crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais), o percurso da CiM, referenciado e já diversas vezes premiado, é longo e recompensador, de grandes conquistas, partilhadas com mais de duzentos mil espectadores.