ESCOLA DAS ARTES – O FILME
Ideia Original de SARA RODI e SOFIA ESPÍRITO SANTO

CINEMA

DEZ 9 e 16
DOM – 17H30

DEZ 17, 18, 20 e 21
SEG, TER, QUI e SEX – 15H00

SALA DE CINEMA

6€ [PREÇO ÚNICO]

90 MINUTOS | M/6
Bilhetes também disponíveis em:


Rute, mãe de quatro filhos muito diferentes, vê-se obrigada a arranjar uma solução para suportar os custos da família. Ex-bailarina, acaba por conseguir um bom emprego numa companhia de dança que atua em cruzeiros. Na impossibilidade de levar os filhos consigo, deixa-os ao cuidado de Lalá, sua grande amiga, que os acolhe na escola que dirige: a Escola das Artes, um colégio com internato para jovens com aptidão artística.

Este é um colégio inovador, com um sistema de ensino diferente, sem salas de aula, horários rígidos ou turmas organizadas por faixas etárias. A grande aposta é nas disciplinas artísticas (canto, instrumento, dança, representação), mas os alunos também aprendem as disciplinas "tradicionais" (línguas, matemática, ciências, física, história, geografia, etc.) através de projetos multidisciplinares orientados para o musical que vão preparar em cada período. As turmas são pequenas, com 7 alunos, e com diversas idades misturadas. E todos os dias, ao final da tarde, há um momento de celebração, onde os alunos podem conviver, dançar, cantar... celebrar mais um dia e ganhar energia para o seguinte.

Leonor, a mais velha dos quatro irmãos Jasmim, é muito expressiva, e está habituada a ser o centro das atenções, em tudo o que diz e que faz. Não é, no entanto, tão talentosa na área da música como a sua irmã Clara. Mas esta é mais envergonhada, passando por isso mais despercebida. Já o seu irmão gémeo, o João, é bem mais expansivo e adora dançar. Marta, a mais nova dos irmãos, não podia estar mais contrariada por ter ingressado naquela escola. Acha que não tem talento artístico algum, o que ela gosta mesmo é de andar de patins e ouvir música.

Dada a relação especial que Marta criou com a mãe, nunca aceitará a ideia de ter de ficar longe dela, muito menos numa escola artística, o que se tornará num grande desafio para Lalá e para os restantes professores.

Marta alia-se entretanto a Miguel que também não sabe muito bem como foi parar à Escola das Artes. Participou nos castings para ter a oportunidade de ler um texto seu, a dizer mal das Artes, e acabou escolhido para ingressar na escola. Os dois vão formar uma dupla que, inicialmente, dá muitas dores de cabeça a professores e colegas. Mas Lalá acredita que a Arte cura, a Arte transforma. E, depois de muitas aventuras e desafios, também Marta e Miguel descobrirão os seus talentos e perceberão o tanto que têm para contribuir...

Leonor terá de vencer o seu egocentrismo e aprender a dar valor aos outros, trabalhando em equipa. Clara terá de aprender a vencer a timidez. João terá de aprender que não há resultados sem esforço. Marta terá de esquecer todas as ideias que criou sobre si própria, confiar nos professores e abrir-se a tudo aquilo que eles têm para lhe ensinar. Miguel terá de aprender a ouvir a voz do coração, tão importante como a da razão. Carlota terá de vencer os complexos e afirmar o seu talento. Mila terá de ser menos exigente com ela própria e com o outros, e valorizar mais a amizade.

A nova turma de sete alunos tinha tudo, inicialmente, para não funcionar. Mas ao longo do período, com todas as peripécias que acontecem, e a ajuda dos professores, serão muitas as lições aprendidas, que a turma terá possibilidade de mostrar num poderoso espetáculo de rua.

Ideia Original SOFIA ESPÍRITO SANTO e SARA RODI
Argumento SARA RODI
Elenco BEATRIZ MONTEIRO, MATITA FERREIRA, LEONOR BAIONETA, LOURENÇO SERRÃO, SOFIA ESPÍRITO SANTO, FRANCISCO MONTEIRO, SOFIA CAMPOS, MARIANA MARQUES, CARLOS VIEIRA, CARLA ANDRINO, CLÁUDIA SEMEDO, MATILDE SERRADOR, MADALENA DOUTEL, MADALENA CABRAL, PEDRO MOLDÃO, LEONOR VASCONCELOS, TIAGO CARETO, PEDRO LUZINDRO, CLAUDIA CADIMA, E MUITOS OUTROS!
Realização NUNO SANTANA



Trailer


 

RODAPÉ